Notícias

Cultura Indígena e Educação Ambiental reúne estudantes e comunidade no Parque Municipal Fazenda do Carmo

Ação integrou a programação do Agosto Indígena e promoveu atividades de valorização dos povos indígenas, educação ambiental e cuidado com o território

Publicado em: 25/08/2026 15h53 | Atualizado em: 25/08/2026
Tamanho Site (55)

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Aurélio Arrobas Martins, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, participaram da ação “Plantando Saberes: Cultura Indígena e Educação Ambiental” realizada no Parque Municipal Fazenda do Carmo, na zona Leste da capital. A programação também contou com a participação do Projeto Curumim, do Sesc São Paulo, e de agentes comunitários da Unidade Básica de Saúde Munus.

A atividade integrou a programação do Agosto Indígena e foi realizada por meio de articulação entre as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, do Verde e do Meio Ambiente e de Educação, por meio da Diretoria Regional de Itaquera, com participação das equipes da SME. A iniciativa promoveu momentos de diálogo, troca de saberes e vivências relacionadas à cultura indígena, à educação ambiental e à valorização do território.

Cultura e saberes indígenas

Entre as atividades, foi realizada uma roda de conversa com as lideranças indígenas Márcio, da etnia Terena, e Tânia, da etnia Guarani Nhandeva. O encontro proporcionou aos participantes um espaço de escuta e diálogo sobre modos de vida, conhecimentos tradicionais, relação dos povos indígenas com a natureza e respeito à diversidade cultural.

A programação também contou com atividades lúdicas e brincadeiras indígenas, como a oficina do Jogo da Onça, ministrada pela Professora Orientadora da Sala de Leitura (POSL) Alessandra de Oliveira, da EMEF Jardim das Laranjeiras, da DRE São Mateus. A atividade possibilitou conhecer elementos da cultura indígena por meio da ludicidade e da interação coletiva.

Os participantes também percorreram uma trilha do parque, com observação e vivência do espaço natural, e participaram do plantio de mudas de árvores nativas. A atividade relacionou os conhecimentos compartilhados ao longo da programação a ações de cuidado e preservação ambiental.

Currículo em diálogo com o território

A ação contou ainda com a participação de Thabata Maier, formadora de Ciências da DIPED/DRE Itaquera, que atua nas frentes de Educação Ambiental e Educação Alimentar e Nutricional. Durante a vivência, foram mobilizados conhecimentos e princípios do Currículo da Cidade – Povos Indígenas, relacionados às experiências desenvolvidas no território.

A proposta possibilitou aproximar os conhecimentos escolares dos saberes culturais e tradicionais compartilhados durante a programação, articulando diferentes formas de conhecimento a experiências realizadas fora do espaço escolar.

Veja mais conteúdos da Rede Municipal.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes em sala de aula. Eles olham para a lousa com uma projeção e a professora ao lado.

Estudantes aprendem sobre educação alimentar na EMEF Professor Josué de Castro 

Publicado em: 13/10/2026 10h04 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem com fundo laranja e com 'Aulão de Educomunicação' escrito na cor preta

SME promove aulão de Educomunicação para campanhas Bom de Prova

Publicado em: 09/10/2026 4h00 - em Bom de Prova

Uma mulher estudando no computador

SME reforça importância da ética no serviço público

Publicado em: 09/10/2026 2h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas reunidas em uma unidade escolar para a entrega de uma Linha Braille a uma estudante. Ao centro, a estudante segura uma caixa com a imagem do equipamento e uma bengala branca. Ao fundo, há uma estante com diversos troféus e medalhas.

SME entrega primeira Linha Braille para estudante da Rede 

Publicado em: 09/10/2026 1h00 - em Educação Especial

Encontro Mães Guardiãs

Prefeitura abre 570 vagas para o POT Mães Guardiãs

Publicado em: 09/10/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 … 1.706