Notícias

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

As inscrições para a prova ocorrerão entre os dias 22 de junho e 3 de julho

Publicado em: 29/05/2026 13h01 | Atualizado em: 29/05/2026
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo aderiu à Prova Nacional Docente (PND) 2026. Com a medida, os concursos públicos e os processos seletivos para contratação temporária de professores poderão passar a exigir ou considerar a nota obtida na PND como parte dos critérios de seleção.

As inscrições para a Prova Nacional Docente ocorrerão entre os dias 22 de junho e 3 de julho. Quem desejar solicitar isenção da taxa de inscrição deve fazer o pedido entre 5 e 10 de junho. O pagamento da taxa pode ser realizado até 8 de julho, e as solicitações de atendimento especializado e uso de nome social seguem o mesmo período das inscrições.

A aplicação da prova está marcada para 20 de setembro, com divulgação do resultado final prevista para 15 de dezembro.

Antes da abertura das inscrições, o MEC divulgará a lista completa dos municípios e estados que aderiram à PND, permitindo que os candidatos saibam com antecedência quais processos seletivos poderão utilizar a prova em sua composição.

A adesão da SME foi por meio da Portaria SME nº 6.437, de 23 de junho de 2025. A prova é regulamentada pelas Portarias do Ministério da Educação (MEC) nº 96/2025 e nº 399/2025, além da Lei federal nº 15.344, de 12 de janeiro de 2026. Vale ressaltar que a PND não substitui os concursos e processos seletivos próprios da SME, mas pode ser incorporada como alternativa nos certames. A adesão ao programa também não obriga sua adoção como etapa eliminatória — cada edital definirá de que forma a nota será utilizada.

O edital completo está disponível no Diário Oficial da União.

Explore outras notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679