Notícias

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Encontro reúne educadores da Rede Municipal para atualização curricular e fortalecimento das práticas pedagógicas com as tecnologias

Publicado em: 29/05/2026 15h23 | Atualizado em: 29/05/2026

Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto "Encontro Geral de POED - Tecnologias para Aprendizagem - Roda de Conversa - Atualização Curricular".

Professores de Educação Digital de todas as regiões de São Paulo participam, nos dias 26 e 29 de maio, de uma formação promovida pelo Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA), da Secretaria Municipal de Educação (SME), no CEU Carrão. O encontro aborda as atualizações do Currículo da Cidade “Tecnologias para Aprendizagem e Educação Digital” e promove o fortalecimento das práticas pedagógicas desenvolvidas nos Laboratórios de Educação Digital das unidades educacionais.  

A programação conta com apresentações, relatos de prática e rodas de conversa conduzidas pelos Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs), com destaque para experiências envolvendo gamificação, robótica e utilização de softwares voltados aos processos de ensino e aprendizagem.  

Os participantes também acompanham palestras sobre o ECA Digital (Lei nº 15.211/25), em vigor desde março deste ano. A legislação estabelece novas diretrizes para o uso de redes sociais, jogos eletrônicos e aplicativos por crianças e adolescentes, tema considerado fundamental para o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas da Rede Municipal.  

Durante a formação, as professoras do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da SME apresentam ainda as atualizações do Currículo da Cidade relacionadas à Educação Digital, reforçando as diretrizes para o uso pedagógico, crítico e responsável das tecnologias no ambiente escolar.  

 Tecnologias para Aprendizagem (TPA)  

Vinculado à Coordenadoria Pedagógica (COPED), o Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem desempenha papel estratégico na integração das tecnologias digitais ao currículo da Rede Municipal de Ensino. Entre suas atribuições estão a formação continuada dos POEDs e o desenvolvimento de ações que ampliem o uso pedagógico das tecnologias nas escolas. 

As ações do TPA são orientadas por princípios como cidadania digital, protagonismo estudantil, autonomia, colaboração, inventividade e pensamento crítico. A proposta é incentivar estudantes e educadores a utilizarem as tecnologias não apenas como ferramentas de acesso à informação, mas também como instrumentos de criação, participação e construção coletiva de conhecimentos. 

 Esse trabalho se desenvolve por meio de recursos digitais, como kits de robótica, tablets, notebooks e softwares utilizados nos Laboratórios de Educação Digital (LEDs), além de propostas pedagógicas que exploram a tecnologia de maneira criativa, inclusive sem o uso de telas, valorizando experiências investigativas, colaborativas e práticas. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.
Fotografia de um grupo de estudantes, educadores e convidados reunidos no palco de um teatro, posando para uma foto coletiva. Algumas pessoas seguram camisetas e instrumentos musicais. Ao fundo, há cortinas pretas e iluminação de palco. Na parte inferior da imagem, aparecem balões coloridos e uma pessoa fotografando o grupo na plateia.

CEU Inácio Monteiro recebe Grande Encontro dos Grêmios Estudantis e Comissão de Mediação de Conflitos

Publicado em: 18/09/2026 4h17 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Mosaico com 5 fotografias de estudantes crinado

Feira de Robótica e Ciências movimenta escola de Ermelino Matarazzo

Publicado em: 18/09/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma mini cidade com prédios, ruas, calçadas e sinalizações. Três crianças estão em um carrinho azul e passeiam pela cidade cenográfica.

CET assina convênio para distribuir 170 mil livros de Educação de Trânsito em escolas públicas

Publicado em: 18/09/2026 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de crianças com famílias celebrando no centro de São Paulo

Escolas da região central promovem programação especial para crianças e comunidades

Publicado em: 18/09/2026 10h10 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.700