Notícias

Imprensa Jovem Delane na USP

Equipe participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018

Publicado em: 26/11/2018 12h26 | Atualizado em: 30/11/2020

DELANE_JOVEM_USP_740X430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Delane

No dia 18 de outubro, a Imprensa Jovem Delane, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Mailson Delane, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, foi à USP para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018. O grupo teve um encontro com participantes de outras equipes do Projeto Imprensa Jovem de outras escolas para uma palestra com três cientistas da Universidade: Ivan Siqueira, Cintia Araújo e Pedro Jaime. Cada escola elegeu um aluno para participar de uma entrevista coletiva.

O tema da Semana foi “Ciência para redução das desigualdades” e a discussão girou em torno de mulheres e negros na ciência e no mundo empresarial. Cada pesquisador falou brevemente sobre o assunto e mostrou um pouco de sua pesquisa sobre o tema. Uma das perguntas feitas foi sobre as perspectivas que os alunos negros, moradores da periferia, podem ter em relação ao mundo do trabalho. Ivan Siqueira nos diz que devemos estudar bastante para podermos ter uma condição de vida melhor com mais dignidade.

Cintia Araújo ainda acrescenta que, na maioria dos eventos científicos, é bem difícil ter mulheres negras. Em alguns casos, são bem poucas, porém, também nos diz que ultimamente as mulheres estão aprendendo a se unir e, a partir do momento em que elas se unem, conquistam seu lugar e ajudam umas às outras.

Pedro Jaime orientou os alunos a procurarem pessoas engajadas na causa que possam apoiá-los, como alguns professores, por exemplo. Além disso, o pesquisador coloca que é importante as mulheres cobrarem corresponsabilidade nas tarefas domésticas, para que tenham tempo para estudar.

As equipes também se dividiram em grupos para uma expedição no museu de anatomia humana, onde puderam conhecer melhor a ciência do corpo humano.

Equipe:
Jovem repórter: Raquel Costa
Jovem Câmera: João Vitor Castor
Jovens fotógrafos: Mayara Hapuque, Fabrício Azevedo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h08 - em Educomunicação

Fotografia de um grupo de pessoas reunidas no palco de um auditório, posando para a foto. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do Programa EntreNós e o tema do encontro: “Clima e convivência: cuidando dos conflitos cotidianos nas UEs”, além dos logotipos das instituições participantes. Na parte frontal do palco, há equipamentos de som.

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mulher negra, de cabelos longos e pretos, usando um vestido vermelho e sorrindo enquanto segura, com as duas mãos, a honraria recebida pelo Prêmio Intelectualidade Amefricana. Ao fundo, aparecem bandeiras de diferentes países e uma bandeira azul.

Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal 

Publicado em: 04/09/2026 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório repleto de pessoas assistindo a uma palestra com 4 pessoas no palco e um telõa com 3 fotografias de pessoas do lado esquerdo.

SME realiza Jornada de Educação Bilíngue de Surdos

Publicado em: 04/09/2026 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696