Notícias

Bolsas de estudos do Governo do Japão para professores da Rede Municipal

Iniciativa internacional oferece oportunidades de capacitação com apoio financeiro integral

Publicado em: 12/02/2026 12h00 | Atualizado em: 12/02/2026
Imagem com uma paisagem japonesa com o texto "Vamos estudar no Japão MEXT 2026" destacada.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) divulga em parceria com o Consulado Geral do Japão de São Paulo, a abertura das inscrições para as Bolsas de Estudos do Governo do Japão – MEXT 2026, voltadas à formação acadêmica e ao aperfeiçoamento profissional na área educacional.  

As oportunidades estão disponíveis nas modalidades de Língua e Cultura Japonesa, que é voltada a universitários que desejam ampliar seus estudos dentro da área, e Treinamento para professores, destinada para os profissionais da educação brasileira com o interesse em aprofundar conhecimentos e aplicá-los em suas instituições.  

As bolsas oferecidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) incluem passagens aéreas de ida e volta, auxílio financeiro mensal e isenção de taxas escolares, garantindo apoio integral aos selecionados durante o período de estudos no Japão. Os interessados têm a oportunidade de cursar o mestrado e/ou doutorado, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa.

Para aqueles que ainda não têm o domínio da língua japonesa, será ministrado um curso básico nos seis primeiros meses da bolsa no Japão.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de fevereiro. Os editais completos e demais informações estão disponíveis no site do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Confira mais notícias da Rede Municipal.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um homem sentado a frente do seu computador de mesa.

SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público

Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro crianças reunidas em torno de uma mesa branca, utilizando tablets. Elas estão inclinadas para frente, concentradas nas telas, interagindo com um aplicativo colorido que apresenta elementos gráficos e personagens. As crianças vestem camisetas claras e utilizam as mãos para tocar e arrastar itens nos dispositivos. O ambiente é simples e bem iluminado, sugerindo um contexto escolar ou de atividade educativa com uso de tecnologia.

Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola

Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Imagem com o fundo em tons de roxo com o texto

Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026

Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do programa Podconversar e nome do projeto Adolescencia em Pauta com elementos como lapís em cores laranja, vermelho e microfone na cor azul com fundo branco e faixas laranja

Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção

Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

A imagem apresenta uma palestra ou painel de discussão ocorrendo em um auditório. Dois palestrantes estão sentados em poltronas vermelhas de couro à frente de um palco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos curtos e cacheados, usando óculos de armação escura e uma jaqueta laranja com estampa floral colorida, fala ao microfone. À esquerda, um homem com barba e óculos, vestindo uma camisa azul escura e calça jeans, observa a colega enquanto segura um objeto. Uma grande tela de projeção exibe um slide com fundo roxo e azul, decorado com linhas conectadas que lembram uma rede neural ou digital. No centro da tela, lê-se o título:

Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios 

Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.646