Notícias

CEU Heliópolis inaugura horta natural e pedagógica

Principal objetivo de iniciativa é a busca pela união da comunidade em prol da sustentabilidade

Publicado em: 26/09/2018 14h34 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 30 de agosto, foi inaugurada a horta natural e pedagógica “Imira Ci”, do Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis. O nome – derivado do tupi-guarani, que significa “planta mãe” – surgiu da necessidade do desenvolvimento de hábitos saudáveis voltados à alimentação, à nutrição e à qualidade de vida de todos da comunidade do Heliópolis.

A horta, totalmente natural, livre de agrotóxicos, e pedagógica, usada como ferramenta de aprendizagem, foi desenvolvida e construída pelas educadoras da equipe gestora do CEU Heliópolis e da Nutrição da Escola Técnica Estadual (ETEC) Heliópolis.

A aula inaugural da “Imira Ci” ocorreu durante a 4ª Semana de Direitos Humanos – Heliópolis Bairro Educador, realizada entre os dias 27 e 31 de agosto, com a participação dos estudantes de Nutrição e Dietética da ETEC Heliópolis e com as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Aparecida das Graças Roseira, administrado pela UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região.

Durante essa primeira ação, as crianças, com o auxílio das estudantes da ETEC Heliópolis, tiveram um contato direto com a terra, recolhendo as verduras da plantação e, após as atividades de colheita, houve a preparação de lanches naturais para o posterior consumo.

O objetivo principal da horta é o de fortalecer, através da convivência, o processo de troca de saberes, inclusive entre gerações, da comunidade do Heliópolis. Além disso, tem como aspectos a serem desenvolvidos o da conquista e manutenção do espaço público, da promoção de atividade extracurricular como um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem, vivência e contato direto com o meio ambiente natural, de desenvolver uma consciência sustentável e a responsabilidade social pela participação em grupo, incentivando o respeito mútuo e o diálogo.

Para participar da ação da horta é preciso consultar a agenda junto à equipe responsável mandando um e-mail para o endereço imiraci.heliopolis@gmail.com.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um estudantes deitado sobre uma mesa com colchonete, recebendo atendimento odontológico em uma ação do Dia B.

“Dia B” leva atendimento odontológico às escolas municipais 

Publicado em: 20/03/2026 6h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com três imagens de atividades na educação infantil. Na parte superior, crianças pequenas estão sentadas em roda com duas educadoras, em um ambiente acolhedor, enquanto outra criança brinca deitada no chão com um brinquedo. Na parte inferior esquerda, um grupo de crianças usando toucas participa de uma atividade culinária, misturando ingredientes em uma tigela sobre uma mesa com toalha xadrez; ao fundo, há um quadro com uma receita escrita. Na parte inferior direita, crianças exploram materiais e objetos em um espaço organizado, sentadas em cadeiras pequenas, manuseando utensílios e recipientes. O conjunto retrata momentos de interação, aprendizagem e brincadeira.

Projeto trabalha receitas culinárias, brincadeiras e até um SPA para os bebês e crianças

Publicado em: 20/03/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Foto Fachada Ceu Três Pontes

Escolas de São Miguel realizam 1º Festival Paralímpico da Educação Infantil 

Publicado em: 20/03/2026 12h17 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Fotografia de duas pessoas amamentando.

Formação Rede Amigos do Peito agora na EMASP

Publicado em: 19/03/2026 5h03 - em CEI Amigo do Peito

Montagem com quatro imagens de um ambiente sensorial voltado a bebês. Na primeira, há um pequeno quadro verde com a inscrição “Luzes e Cores”, apoiado sobre tecidos claros e iluminação suave. Nas demais imagens, bebês exploram o espaço deitados sobre panos coloridos, interagindo com luzes decorativas multicoloridas. Eles tocam, observam e se aproximam das luzes, demonstrando curiosidade e concentração. O ambiente é acolhedor, com cores suaves, tecidos e elementos que estimulam os sentidos.

Vivência entre luzes e cores na Educação Infantil promove desenvolvimento em berçário 

Publicado em: 19/03/2026 4h42 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

«1 2 3 1.636