Notícias

São Paulo completa sexto ano consecutivo sem fila para creches na Rede Municipal

Fila está zerada desde 2020; ampliação da rede, parcerias com organizações da sociedade civil e oferta de atendimento integral garantem acesso e qualidade à Educação Infantil

Publicado em: 25/12/2025 16h45 | Atualizado em: 02/01/2026

 

Design Sem Nome (2)

A cidade de São Paulo completa, em 2025, o sexto ano consecutivo sem fila para creches na Rede Municipal de Ensino (RME). Desde 2020, não há demanda reprimida por vagas para bebês e crianças de 0 a 3 anos, resultado de uma política contínua de expansão da Educação Infantil, com abertura de novas unidades e fortalecimento de parcerias com organizações da sociedade civil.

Desde 2023, foram entregues 29 novas unidades educacionais voltadas a essa faixa-etária, sendo 26 Centros de Educação Infantil (CEIs) e três Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs). A ampliação da rede permitiu aumentar o atendimento em diferentes regiões da cidade, garantindo que mais famílias tenham acesso à creche perto de casa.

Para o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, manter a fila zerada por tantos anos é reflexo de uma política pública estruturada. “Zerar a fila de creches não é uma ação pontual, é um compromisso permanente. Manter esse indicador por seis anos consecutivos mostra que São Paulo entende a Educação Infantil como base do desenvolvimento humano e prioridade da gestão pública”, afirma.

Além de garantir a vaga, a Rede Municipal de Ensino assegura também um atendimento integral aos bebês e crianças. Todas as creches da Rede Municipal funcionam em tempo integral e oferecem até cinco refeições diárias, planejadas por nutricionistas, além de acompanhamento pedagógico e ambientes seguros e acolhedores.

Matrícula é direito das famílias

Embora a matrícula em creche não seja obrigatória na faixa etária entre 0 e 3 anos, a Prefeitura de São Paulo reforça a importância do acesso à Educação Infantil como direito das famílias. Atualmente, mais de 330 mil bebês e crianças são atendidos na Rede Municipal de Ensino e as matrículas podem ser solicitadas a qualquer momento do ano, diretamente nas unidades educacionais ou pelos canais oficiais da Secretaria Municipal de Educação.

Currículo próprio e desenvolvimento na primeira infância

A Educação Infantil da Rede Municipal conta com currículo próprio, que reconhece a criança como sujeito de direitos e valoriza as experiências, as interações e o brincar como partes centrais no processo de aprendizagem. Especialistas destacam que os primeiros anos de vida são marcados por intensa plasticidade cerebral, período em que o cérebro forma milhões de conexões a partir das vivências cotidianas — o que reforça a importância de um atendimento qualificado desde a primeira infância.

Bebetecas ampliam o direito ao brincar nos CEUs

Nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), a rede também ampliou as Bebetecas, espaços pensados especialmente para bebês e crianças pequenas, que promovem o brincar livre, as interações, o vínculo com adultos de referência e o desenvolvimento motor, cognitivo, linguístico e socioemocional.

Hoje são 17 equipamentos nesse padrão localizados dentro de Centros Educacionais Unificados (CEUs) que reforçam o compromisso e cuidado com as famílias com crianças na primeira infância.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas pessoas amamentando.

Formação Rede Amigos do Peito agora na EMASP

Publicado em: 19/03/2026 5h03 - em CEI Amigo do Peito

Montagem com quatro imagens de um ambiente sensorial voltado a bebês. Na primeira, há um pequeno quadro verde com a inscrição “Luzes e Cores”, apoiado sobre tecidos claros e iluminação suave. Nas demais imagens, bebês exploram o espaço deitados sobre panos coloridos, interagindo com luzes decorativas multicoloridas. Eles tocam, observam e se aproximam das luzes, demonstrando curiosidade e concentração. O ambiente é acolhedor, com cores suaves, tecidos e elementos que estimulam os sentidos.

Vivência entre luzes e cores na Educação Infantil promove desenvolvimento em berçário 

Publicado em: 19/03/2026 4h42 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Kit Material E Uniforme

SME libera 5º lote de créditos para material e uniforme escolar na Rede Municipal

Publicado em: 19/03/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias mulheres do projeto

CEU Paraisópolis recebe rodas de conversa do projeto Potência Feminina, que reúne mais de 500 mulheres

Publicado em: 19/03/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Placa de premiação em acrílico com o texto “Prêmio Excelência Educacional – Escola Destaque no Estado 2025”, do programa Alfabetiza Juntos SP. O troféu está apoiado sobre uma base, em ambiente interno.
«1 2 3 1.636