Notícias

Livros sobre Brasilândia e Cachoeirinha têm autoria de estudantes da Rede Municipal e valorizam a história dos territórios

Obras reúnem memórias, culturas e patrimônios locais a partir do olhar de crianças e adolescentes

Publicado em: 16/12/2025 16h00 | Atualizado em: 26/12/2025

 

Os patrimônios materiais, imateriais e ambientais dos distritos paulistanos da Brasilândia e da Cachoeirinha são tema dos livros “Brasilândia – O bairro da gente” e “Cachoeirinha – O bairro da gente”. As obras têm um diferencial marcante: foram escritas por estudantes da Rede Municipal de Ensino que se tornaram protagonistas na investigação e na produção de conteúdos sobre os lugares onde vivem. 

Na Brasilândia, participaram nove turmas de cinco escolas: EMEF André Alckmin, EMEF Cecília Moraes de Vasconcelos, EMEF Jardim Guarani, EMEF Senador Milton Campos e EMEF Theo Dutra. Já na Cachoeirinha, o trabalho envolveu nove turmas de quatro unidades: EMEF Prof. Gilberto Dupas, EMEF Marcílio Dias, EMEF Neir Augusto Lopes e EMEF Sebastião Nogueira. 

Em ambos os projetos, cada turma ficou responsável por pesquisar um tema que se transformou em capítulo dos livros. Os estudantes realizaram pesquisas de campo, visitas a patrimônios locais, debates em sala de aula e receberam convidados nas escolas, vivenciando um processo formativo que uniu leitura, escrita e pertencimento. As obras contam ainda com a participação de escritores convidados — Marta Góes, na Brasilândia, e Marcus Aurelius Pimenta, na Cachoeirinha — além das ilustrações do Estúdio Rebimboca. 

Entre os temas abordados estão manifestações culturais, espaços de convivência e referências históricas dos territórios. Na Brasilândia, o livro traz capítulos sobre o funk no Elisa Maria, a Rua Parapuã, tradições do samba e memórias da comunidade. A visita à escola de integrantes do Samba do Congo rendeu relatos históricos e de memória como o escrito pelas alunas Emily Vitória Novais, Laryssa Aparecida Borba e Yasmin Bueno de Camargo 

Já na Cachoeirinha, ganham destaque locais como o Parque Linear do Córrego do Bispo, a Praça Pakalolo, o Terminal Cachoeirinha e o Centro Cultural da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso, que também sediou o lançamento da obra. A pesquisa sobre o CCJ envolveu uma visita a campo, o que rendeu depoimentos coletivos como o do grupo formado pelos alunos Arthur Santos, Gustavo Firmo, Deivid Fernades, Lincoln Moraes, Yudi Oliveira, Anna dos Santos e Gustavo dos Santos 

A diversidade de gêneros textuais é um fio condutor comum aos dois livros, que reúnem contos, crônicas, poemas e textos informativos produzidos pelos estudantes. As cartas de abertura, assinadas pelas equipes das Diretorias Regionais de Educação (DREs), ressaltam a construção coletiva das narrativas e a potência dos saberes locais, valorizando memórias, identidades e visões de mundo plurais. 

Produzidos pela Editora Olhares, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, serão 1.750 exemplares para uso didático nas escolas das regiões, tornando-se ferramentas pedagógicas permanentes e referências locais de conhecimento. Os livros integram uma nova coleção da Editora Olhares, inspirada no projeto “A Cidade da Gente”, que completa 10 anos em 2025 e já passou por mais de 40 cidades brasileiras.  

A iniciativa reforça o compromisso com uma educação que valoriza o território, incentiva o protagonismo estudantil e promove o aprendizado a partir da realidade vivida pelas crianças e adolescentes. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um homem em pé no placo falando ao microfone e ao fundo projetado em um teláo o texto

SME realiza formação sobre atualização curricular do Ensino Fundamental 

Publicado em: 13/03/2026 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com uma mulher negra em destaque centralizado e o fundo com a fachada de um CEU.

CEU Azul da Cor do Mar oferece atividades voltadas à saúde da mulher

Publicado em: 13/03/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia com várias meninas e meninos. Eles estão em frente a uma lousa de vidro e seguram envelopes de cartas.

Cartas que aproximam: projeto fortalece leitura, escrita e vínculo entre escola e comunidade 

Publicado em: 13/03/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Duas pessoas com curativo no braço após doação de sangue

TCM realiza Campanha de Doação de Sangue 2026 em parceria com a Fundação Pró-Sangue 

Publicado em: 12/03/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem de imagens mostra mudas de plantas em recipientes para cultivo, um espaço educativo com colmeias e placas informativas sobre abelhas e painel expositivo com materiais e garrafas reutilizadas, relacionados a práticas de sustentabilidade e educação ambiental em ambiente escolar.

Tecnologias Sustentáveis transforma escola da zona sul em referência de educação ambiental  

Publicado em: 12/03/2026 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.633