Notícias

Projetos artísticos transformam o cotidiano na EMEF Antonia e Artur Begbie 

Com teatro, música, circo e percussão, estudantes vivem experiências que revelam talentos, despertam emoções e mostram o poder transformador da arte na escola

Publicado em: 11/11/2025 9h00 | Atualizado em: 10/11/2025
Fotografia de estudantes da EMEF Antonia e Artur Begbie, alguns vestidos com roupas pretas outros com amarelas para apresentação de teatro.

Há seis anos, o professor Carlos Alberto Alves Santos transforma o cotidiano da EMEF Antonia e Artur Begbie, na zona leste da capital, com um trabalho que vai muito além das aulas de artes. Com sensibilidade, tem levado teatro, canto coral, percussão e circo para dentro da escola — linguagens que fazem parte da sua própria trajetória e formação artística. 

Em cada atividade, o professor oferece aos estudantes experiências que muitos jamais haviam vivido fora do ambiente escolar. “Eles se envolvem nas propostas artísticas e demonstram grande entusiasmo diante de novas ideias e experiências, sendo uma oportunidade de vivenciar a arte de forma tão próxima”, explica Carlos Alberto. 

As aulas se transformam em verdadeiros processos criativos, nos quais a arte é caminho e destino. Cada projeto culmina em uma apresentação, um produto final que sempre carrega uma mensagem positiva. Neste ano, por exemplo, as turmas dos 2º aos 5º anos se envolveram em peças teatrais, números musicais e intervenções artísticas que também dialogaram com temas importantes, como o Setembro Amarelo, em defesa da vida. 

Entre tantos momentos marcantes na EMEF Antonia e Artur Begbie, um deles ficou na memória do educador: o ensaio do musical “Os Saltimbancos”, com o 3º ano B. “Me emocionei ao perceber como eles compreenderam a mensagem da peça e conseguiram transmiti-la com o coração. A arte realmente tem o poder de transformar vidas”, relembra. 

O trabalho do professor Carlos Alberto é reconhecido pela comunidade e equipe escolar, que sempre apoiam e prestigiam as apresentações. A cada evento, o auditório se enche de aplausos, orgulho e emoção — sinais de que a arte, quando encontra espaço na escola, floresce e transforma. 

Acompanhe todas as novidades da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Duas estudantes com uniformes da prefeitura sorriem para a foto

Estudantes da rede municipal participam da Gamescom Latam 2026

Publicado em: 01/05/2026 1h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo branco, figuras geométricas rosas nas bordas e o texto

Vem aí o III Seminário de Cultura na Educação

Publicado em: 30/04/2026 6h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grande grupo de pessoas no palco posando para a câmera.
Criança com um bolo de argila na mão cheio de palitos de sorvete no topo.

Rede Municipal de São Paulo lidera índices de atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 30/04/2026 12h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de pessoas em cadeira de rodas praticantes de handbol adaptado. Eles estão se deslocando em um grande círculo com a bola no colo.

Handebol adaptado promove inclusão no CEU Cidade Dutra 

Publicado em: 30/04/2026 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.652