Notícias

Crianças investigadoras: projeto com insetos transforma aprendizagem na EMEI Aliomar Baleeiro

Iniciativa fortaleceu atitudes de cooperação, investigação e respeito ao meio ambiente

Publicado em: 13/10/2025 13h45 | Atualizado em: 13/10/2025

Projeto “vivências Com Insetos Emei Aliomar Baleeiro

Na turma 7J da EMEI Aliomar Baleeiro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Miguel Paulista, a curiosidade das crianças deu origem ao projeto “Vivências com Insetos”, conduzido pela professora Roberta Araujo. A proposta teve como objetivo estimular a investigação científica desde cedo, aproximando as crianças da natureza e do protagonismo do próprio aprendizado.

A iniciativa começou quando os pequenos, durante as brincadeiras nos espaços externos, passaram a observar formigas, joaninhas e outros insetos. Para organizar suas descobertas, criaram o “cantinho da natureza”, equipado com potes de observação, lupas, imagens e registros. Esse espaço se tornou ponto de encontro para experiências, perguntas e trocas de ideias.

As rodas de conversa revelaram a riqueza da curiosidade infantil: “Para onde as formigas estão indo?” ou até mesmo “O tucano é um inseto?”. A professora mediava as discussões, incentivando as crianças a buscar respostas em revistas, na internet, com colegas, familiares e outros professores. Assim, aprenderam que o conhecimento é construído coletivamente.

Um momento marcante ocorreu quando encontraram um pequeno casulo no pátio da escola. A partir dele, mergulharam no estudo do ciclo de vida das borboletas. Utilizando microscópios, insetos desidratados e exemplares em resina, as crianças puderam explorar de perto as diferentes estruturas dos seres vivos. O encantamento foi geral, e até funcionários da escola, pela primeira vez, experimentaram a observação com microscópios.

O aprendizado não ficou restrito à sala. As crianças dramatizaram histórias inspiradas nas descobertas e montaram um mural coletivo com curiosidades sobre o mundo dos insetos, como o número de patas, antenas e partes do corpo. Nessa fase, foram protagonistas, transformando investigação em produção criativa.

Segundo a professora Roberta, o projeto mostrou que ciências pode ser aprendida de forma lúdica, prazerosa e significativa, valorizando os saberes e experiências que as crianças trazem de seu cotidiano. Além de despertar encantamento, a iniciativa fortaleceu atitudes de cooperação, investigação e respeito ao meio ambiente, deixando um legado para toda a comunidade escolar.

Aliomar Biologia 5 Aliomar Biologia 4 Aliomar Biologia 3 Aliomar Biologia 2 Aliomar Biologia 1 Aliomar Biologia

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679