Notícias
Estudantes da EJA da EMEF Manoel Vieira de Queiroz constroem cadeira de rodas inteligente com materiais sustentáveis
Projeto de robótica inclusiva desenvolvido em Parelheiros promove inclusão e aprendizado
Publicado em: 22/09/2025 9h51 | Atualizado em: 26/09/2025
Unindo robótica, inclusão e sustentabilidade, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Manoel Vieira de Queiroz, no CEU Parelheiros, extremo sul de São Paulo, criaram uma cadeira de rodas inteligente e autônoma utilizando materiais sustentáveis. A iniciativa está transformando o aprendizado em impacto real dentro e fora da comunidade escolar.
A ideia surgiu após uma conversa com os estudantes, quando foi observada a presença significativa de pessoas com dificuldades de locomoção na escola. “Pensando nas necessidades do território, incentivamos os estudantes a criarem um projeto de robótica inclusiva. O objetivo foi garantir oportunidades iguais de locomoção para pessoas com deficiência, independentemente de suas condições físicas”, explicou a POED (Professora Orientadora de Educação Digital) Selma Jacome, responsável pelo projeto.
Na unidade, cerca de 140 dos 1200 estudantes matriculados são público-alvo da educação especial. A decisão de trabalhar com inclusão dialogou com os conteúdos do caderno de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A cadeira foi construída do zero, com estrutura em tubos de PVC, escolhidos pela facilidade de corte e manuseio, rodas de bicicleta e um assento estofado para conforto. Na parte eletrônica, os estudantes aplicaram conhecimentos de robótica. Instalaram motor, bateria e um controlador no apoio de braço, conectado a um sistema com três eixos de Arduíno.
O resultado foi surpreendente: uma cadeira de rodas funcional, prática, sustentável e responsiva. “Este projeto vem transformando a vida dos estudantes porque reduziu a evasão escolar, aumentou a autonomia e a responsabilidade, além de fortalecer o trabalho em equipe e a confiança em suas próprias capacidades”, destacou a professora Selma.
E para manter o programa registrado, um site próprio foi elaborado pela professora e os estudantes, chamado “WHEELCHAIR – Robótica Inclusiva PCD”, onde o passo a passo da elaboração foi destacado.
Referência na Educação Digital
O projeto foi exibido no Seminário de Educação Especial Juntos Pela Aprendizagem, no sábado (20), em que foi discutido a acessibilidade e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação.
A edição de 2025 do Seminário e Mostra de Tecnologias, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro no CEU Rei Pelé, também contará com a participação no projeto.
Tecnologias para Aprendizagem (TPA)
O Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) faz parte da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e é responsável por integrar as tecnologias ao currículo da Rede Municipal, com foco na formação dos Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs) e demais educadores.
Suas ações são pautadas em valores como cidadania digital, protagonismo, autonomia, colaboração, pensamento crítico e acesso democrático às tecnologias de informação e comunicação, promovendo práticas pedagógicas inovadoras que incentivam estudantes a compreender, interagir e ressignificar o mundo por meio da tecnologia, em favor de uma formação integral e cidadã.
Saiba mais sobre o Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem.
Confira mais imagens da cadeira:
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Concerto na Quebrada chega a 7 CEUs com programação gratuita até dezembro
Diretoria Regional de Educação São Miguel
EMEF Senador Lino de Mattos realiza projeto “Setembro Amarelo: Caminhada pela Vida” para conscientização sobre saúde mental
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o curso “Protocolo Integrado de Busca Ativa Escolar” voltado aos educadores
Academia Estudantil de Letras
Semana de Arte Moderna da AEL contará com apresentações em diversos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem entrevista psicóloga Jane Lopes para debater a prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza reunião com o Comitê de Gestão de Riscos do Programa de Integridade 2025
Relacionadas

Concerto na Quebrada chega a 7 CEUs com programação gratuita até dezembro
Publicado em: 29/09/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Senador Lino de Mattos realiza projeto “Setembro Amarelo: Caminhada pela Vida” para conscientização sobre saúde mental
Publicado em: 26/09/2025 2h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Inscrições abertas para o curso “Protocolo Integrado de Busca Ativa Escolar” voltado aos educadores
Publicado em: 26/09/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Semana de Arte Moderna da AEL contará com apresentações em diversos CEUs
Publicado em: 25/09/2025 6h41 - em Academia Estudantil de Letras

Imprensa Jovem entrevista psicóloga Jane Lopes para debater a prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência
Publicado em: 25/09/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação