Notícias

Protagonismo estudantil marca abertura do II Festival Internacional Literário de São Paulo (Fli Sampa)

Programação segue até o próximo sábado (23) no Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Mario de Andrade e até o fim do mês nos CEUs

Publicado em: 19/08/2025 16h43 | Atualizado em: 21/08/2025
Tamanho Site

Todo o talento e dedicação dos estudantes da Academia Estudantil de Letras (AEL) Fernando Anitelli da EMEF 8 de Maio, localizada no território da DRE Itaquera, encantou o público e marcou o início do II Festival Internacional Literário de São Paulo, o Fli Sampa, que aconteceu nesta terça-feira (19) no Centro Cultural São Paulo (CCSP) 

O Fli Sampa é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) e da Cultura (SMC) e vai reunir grandes nomes da literatura nacional e internacional.  

A abertura contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Fernando Padula, de Relações Internacionais, Alexandre Gandra, e a secretária municipal de Cultura e Economia Criativa em exercício, Ana Carolina Lafemina, da Assessora de Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo, Cristine Vargas Pereira.  

A apresentação dos estudantes da EMEF 8 de Maio marcou o início da programação que segue até o próximo sábado (23) com ações no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade, além das atividades descentralizadas que acontecem nos CEUs espalhados por todas as regiões da cidade. 

Os jovens estudantes trouxeram poesia, música e teatro em um espetáculo inspirado pelas canções do grupo Teatro Mágico que foi criado por Fernando Anitelli que é patrono da AEL da unidade. A abertura também contou com a presença do autor, Sérgio Vaz, que compartilhou sua trajetória com a literatura.  

O autor também marca presença na programação nos CEUs que segue até o final do mês. “Eu escrevo com e para a periferia então não seria justo eu falar de tudo isso e não estar na periferia. Quando me aproximam de um jovem da periferia é tudo. É um grande sonho poder estar em contato com as pessoas da minha quebrada”, enfatizou Sérgio Vaz.  

O secretário municipal de Educação destacou que o Fli Sampa também reforça o compromisso da Rede Municipal com a educação integral na integralidade do sujeito utilizando a literatura como potente ferramenta, unindo a atuação dos professores orientadores de sala de leitura, alfabetizadores e de apoio pedagógico.  

“Esse é nosso segundo Fli Sampa. São 30 editoras e uma programação com palestras, teatro, presença dos autores, oficinas, atividades no CEUs, também de forma descentralizada, ou seja, uma semana inteira de muita atividade integrando cultura, a educação e a literatura”, destacou.  

Programação para todas as idades no Fli Sampa

Grandes nomes da literatura ainda passam pelo Fli Sampa. Entre os destaques está a escritora mineira Conceição Evaristo que traz sua potente “Escrevivência” que entrelaça memória, identidade e resistência, para promover importantes reflexões com o público na quinta-feira (21).  

Outra presença confirmada é o escritor português, Valter Hugo Mãe, um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea em língua portuguesa. Conhecido por sua escrita intensa, poética e sensível que conquistou leitores no Brasil e no mundo.  

Ele participa no sábado (23) em atividades no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade. Na sexta-feira (22) ele será recebido no CEU Jambeiro para um diálogo com toda a comunidade.  

E um dos nomes mais queridos da literatura infanto-juvenil, o escritor Pedro Bandeira, também promete encantar o público e compartilhar sua trajetória na sexta-feira (22) ao lado de Eva Furnari e Ilan Bremman.  

É possível acessar da programação completa clicando aqui 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de muitas pessoas adultas e crianças na celebração da EMEI Machado Assis em seus 50 Anos.

EMEI Machado de Assis celebra 50 anos de história e afeto com a comunidade da Vila Santa Catarina 

Publicado em: 30/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Tamanho Site (10)

Concerto na Quebrada chega a 7 CEUs com programação gratuita até dezembro

Publicado em: 29/09/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do joelho para baixo de pessoas caminhando para notícia sobre Setembro Amarelo.
Fotografia de uma sala de aula com estudantes em suas classes e uniforme da PMSP ilustram curso sobre busca ativa escolar.
Capa em tons de roxo com a logo da Semana de Arte Moderna da Ael

Semana de Arte Moderna da AEL contará com apresentações em diversos CEUs

Publicado em: 25/09/2025 6h41 - em Academia Estudantil de Letras

«1 2 3 1.577