Notícias

Alimentação escolar de São Paulo deve alcançar mais de 430 mil quilos de arroz orgânico da agricultura familiar

Ação reforça o compromisso da Rede Municipal com uma alimentação adequada e saudável, além do incentivo a práticas agrícolas sustentáveis

Publicado em: 14/08/2025 15h22 | Atualizado em: 14/08/2025
Duas crianças com pratos de comida sorriem para a foto

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), concluiu a chamada pública para aquisição de 430,5 mil quilos de arroz orgânico, polido e parboilizado, produzidos por agricultores familiares. A medida atende à Lei Municipal que prevê a compra progressiva de alimentos orgânicos ou de base agroecológica para alimentação escolar e segue os critérios que orientam a contratação de agricultores familiares.

Além do arroz, o município está em processo de chamada pública para aquisição de frutas secas. Historicamente, aproximadamente dois terços das cooperativas participantes das chamadas públicas no Município são do Estado de São Paulo. As aquisições priorizam a produção local, bem como produtores pertencentes a comunidades indígenas, remanescentes de quilombos, assentamentos da reforma agrária e mulheres agricultoras.

Nas chamadas públicas, participam cooperativas de todo o país, mas a maior parte está localizada nas regiões Sul e Sudeste, devido à proximidade e à facilidade logística. Em 2025, a CODAE terá, pela primeira vez, uma cooperativa da Bahia entre as fornecedoras, responsável pelo envio de frutas secas desidratadas.

O objetivo dessas aquisições é garantir alimentação escolar adequada e saudável, por meio da oferta de alimentos preferencialmente in natura, minimamente processados, orgânicos ou de base agroecológica, provenientes da agricultura familiar. A iniciativa também busca promover o desenvolvimento local, a geração de trabalho e renda, a inclusão social e o incentivo a práticas agrícolas sustentáveis.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Portal (5)
Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade

Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade

Publicado em: 08/01/2026 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos

Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos

Publicado em: 07/01/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano

Publicado em: 06/01/2026 11h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Portal (1)

Crédito para material e uniforme escolar começa a ser disponibilizado nesta segunda-feira

Publicado em: 05/01/2026 2h05 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.615