Notícias
Projeto Bimba Ê Capoeira fortalece cultura e revela campeões no CEU Alvarenga
Pensadas para o público infantojuvenil, as aulas também recebem pessoas de outras idades, promovendo inclusão e diversidade
Publicado em: 12/08/2025 12h12 | Atualizado em: 12/08/2025
Mais do que uma prática esportiva, a capoeira é uma expressão cultural, social e histórica que transforma vidas. E no CEU Alvarenga, da DRE Santo Amaro, não seria diferente. Por isso, desde 2022, o Projeto Bimba Ê Capoeira vem se consolidando como uma importante iniciativa que proporciona para a população local aulas gratuitas.
Atualmente, o projeto alcança um público ainda maior nas rodas abertas e eventos comunitários da região do CEU Alvarenga, localizado na zona sul da capital paulista. Para se inscrever, basta procurar a unidade. Caso o estudante seja menor de idade, é necessário apresentar documentos e autorização dos responsáveis.
Apesar de pensadas para o público infantojuvenil, as aulas são indicadas para pessoas de 10 a 70 anos, mas não há limite rígido: participantes fora dessa faixa etária também podem ser incluídos em treinos específicos e adaptados, respeitando suas condições físicas e pedagógicas. A proposta é garantir segurança, acolhimento e aprendizado para todos.
Mais do que ensinar movimentos, a prática ensina história, disciplina e pertencimento. A capoeira traz benefícios que desenvolve a coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, resistência, autoestima e musicalidade. Além disso, fortalece a identidade cultural dos estudantes.
Campeões no CEU Alvarenga
Durante as aulas, os estudantes aprendem os diferentes estilos da capoeira, como Angola, Benguela, Regional e Lúna, determinados pelos toques do berimbau. A evolução acontece por meio de batizados e trocas de corda, em um processo que reconhece o esforço e o crescimento individual de cada estudante.
Mais do que formar capoeiristas, o Projeto Bimba Ê também tem revelado atletas de alto rendimento. Em apenas três anos de existência, o grupo já conquistou prêmios e títulos em campeonatos realizados em São Paulo e em outros estados, mostrando que a capoeira é, sim, um caminho de potência, disciplina e conquistas.
Um exemplo recente desse sucesso foi a conquista de três alunos do CEU Alvarenga, que se sagraram campeões em uma disputa realizada no estado de Minas Gerais, no final do mês passado. Vitórias como essa mostram que o projeto vai além das rodas: ele abre portas, desperta talentos, transforma vidas e a comunidade ao redor.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
DRE Campo Limpo realiza 4° Encontro dos Grêmios Estudantis
Secretaria Municipal de Educação
Grêmios Estudantis organizam encontros na capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
Alimentação escolar de São Paulo deve alcançar mais de 430 mil quilos de arroz orgânico da agricultura familiar
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem programação para todas as idades no Agosto Indígena
Secretaria Municipal de Educação
FLI Sampa recebe formação que alia literatura, diversidade étnico-racial e práticas pedagógicas inclusivas
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais podem se inscrever para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira
Relacionadas

DRE Campo Limpo realiza 4° Encontro dos Grêmios Estudantis
Publicado em: 14/08/2025 5h08 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Grêmios Estudantis organizam encontros na capital paulista
Publicado em: 14/08/2025 5h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Alimentação escolar de São Paulo deve alcançar mais de 430 mil quilos de arroz orgânico da agricultura familiar
Publicado em: 14/08/2025 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação

CEUs da capital paulista recebem programação para todas as idades no Agosto Indígena
Publicado em: 14/08/2025 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

FLI Sampa recebe formação que alia literatura, diversidade étnico-racial e práticas pedagógicas inclusivas
Publicado em: 14/08/2025 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação