Notícias

Dia da Família mobiliza unidades de Educação Infantil neste sábado

Ação reforça a importância da parceria entre escola e comunidade no desenvolvimento integral de bebês e crianças

Publicado em: 08/08/2025 17h16 | Atualizado em: 08/08/2025
Cei Indi Ventura Branco 02

Chegou a vez de as unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo promoverem neste sábado (9/8) o Dia da Família, uma data dedicada à escuta, partilha de experiências, troca de saberes e fortalecimento de vínculos entre as unidades e a comunidade. A iniciativa reafirma o papel essencial da participação das famílias no processo educativo desde os primeiros anos da infância.

No último sábado (2/8), mais de 500 escolas municipais de Ensino Fundamental participaram da ação. A edição teve como foco criar espaços de diálogo sobre as aprendizagens, avaliações externas e estratégias de acompanhamento pedagógico, fortalecendo a parceria com as famílias ao longo do percurso educacional dos estudantes.

Inspiradas por diretrizes da Orientação Pedagógica 2025, do documento Registro e análise da documentação pedagógica e do (re)Planejamento 2024, as unidades de Educação Infantil estão organizando vivências significativas que evidenciam o protagonismo das famílias na jornada educacional dos bebês e crianças.

Mais do que uma ação pontual, o momento reforça que a presença das famílias deve ser contínua e efetiva, contribuindo para a consolidação de uma gestão democrática. O Currículo da Cidade destaca que uma educação de qualidade se faz com todos, valorizando a diversidade, promovendo a equidade e reconhecendo as famílias como parte ativa do processo de aprendizagem.

Durante a programação, cada unidade é incentivada a apresentar reflexões sobre sua trajetória, compartilhar as produções infantis, socializar os princípios pedagógicos que norteiam suas práticas, bem como evidenciar o papel da equipe escolar e a intencionalidade dos ambientes de aprendizagem.

Também estão previstos momentos de escuta e diálogo sobre como a escola tem promovido a participação familiar e o fortalecimento dos vínculos com as crianças.

Confira mais notícias sobre a programação do dia da Família nas unidades:

CEI Vicentina Velasco promove o “Dia da Família na Escola” com oficinas e apresentação teatral

EMEI Pestalozzi apresenta Estações de Aprendizagens com foco na natureza, no movimento e na participação da comunidade escolar

Dia da Família agitou o sábado em mais de 500 unidades municipais

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um homem em pé no placo falando ao microfone e ao fundo projetado em um teláo o texto

SME realiza formação sobre atualização curricular do Ensino Fundamental 

Publicado em: 13/03/2026 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com uma mulher negra em destaque centralizado e o fundo com a fachada de um CEU.

CEU Azul da Cor do Mar oferece atividades voltadas à saúde da mulher

Publicado em: 13/03/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia com várias meninas e meninos. Eles estão em frente a uma lousa de vidro e seguram envelopes de cartas.

Cartas que aproximam: projeto fortalece leitura, escrita e vínculo entre escola e comunidade 

Publicado em: 13/03/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Duas pessoas com curativo no braço após doação de sangue

TCM realiza Campanha de Doação de Sangue 2026 em parceria com a Fundação Pró-Sangue 

Publicado em: 12/03/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem de imagens mostra mudas de plantas em recipientes para cultivo, um espaço educativo com colmeias e placas informativas sobre abelhas e painel expositivo com materiais e garrafas reutilizadas, relacionados a práticas de sustentabilidade e educação ambiental em ambiente escolar.

Tecnologias Sustentáveis transforma escola da zona sul em referência de educação ambiental  

Publicado em: 12/03/2026 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.633