Notícias
EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”
Com pesquisas sobre a COP30, mudanças climáticas e construção de mini estação meteorológica com placa de micro:bit, escola municipal trabalha diversas áreas do conhecimento de forma integrada
Publicado em: 01/08/2025 9h02 | Atualizado em: 04/08/2025
O Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30. O evento está previsto para acontecer em novembro em Belém, capital do Pará, mas as escolas municipais da capital paulista já estão de “Olho na COP30”, como é o caso da EMEF Gilberto Dupas, da DRE Freguesia/Brasilândia, que realiza a construção de mini estação meteorológica com placas de micro:bit.
A ação integra o projeto “Olho na COP30”, uma parceria entre os Núcleos de Tecnologias Para Aprendizagem (TPA) e Educação Ambiental (NEA), ambos da Secretaria Municipal de Educação. A ideia da construção da mini estação meteorológica foi inspirada na formação para educadores chamada “Cada Bairro, Uma Temperatura”.
Dessa forma, o Professor Orientador de Educação Digital (POED),Gabriel Magno Reche Gomes Silva, e os professores de Ciências e Matemática, Amanda Coronato Ribeiro e Thiago Silva Siqueira de Faria, em parceria, desenvolvem atividades integradas durante as aulas com os estudantes dos 9ºs anos do Ensino Fundamental.
Sob a orientação da professora de Ciências, os estudantes pesquisam sobre a COP30 utilizando o Laboratório de Educação Digital (LED) e com foco nas emergências climáticas mundiais. Já com o POED, aprendem sobre programação digital e irão construir a mini estação meteorológica usando o kit micro:bit.
A partir dessa construção e pesquisa inicial, farão a medição de temperatura e umidade dos ambientes externos e internos da escola. Com isso, os estudantes, junto ao professor de Matemática, irão trabalhar com levantamento de dados, comparação, estatística, entre outros.
A iniciativa fortalece o protagonismo estudantil e evidencia como a tecnologia e a educação ambiental podem caminhar juntas na construção de soluções criativas e conscientes para os desafios do clima.
Conheça a página de Tecnologias Para Aprendizagem.
Conheça mais trabalhos desenvolvidos na Rede Municipal de Educação.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano
Secretaria Municipal de Educação
Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta
Relacionadas
Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs
Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história
Publicado em: 07/08/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação
Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano
Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal
Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil
Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba