Notícias

DRE Penha promove Seminário para o fortalecimento de ações democráticas na perspectiva da Educação Inclusiva

Evento realizado na quinta, 7 de junho, no CEU Quinta do Sol

Publicado em: 15/06/2018 17h54 | Atualizado em: 30/11/2020

educ_incl_consolid_direitos_740x430.jpg
Coral e Banda do CIEJA Ermelino Matarazzo

Na quinta-feira, 7 de junho, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha promoveu no Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol o Seminário “Educação Inclusiva: consolidando direitos”, reunindo gestores das Unidades de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Em tempos de implementação do Currículo do Ensino Fundamental e atualização do Currículo da Educação Infantil da Cidade de São Paulo, a ação formativa foi realizada com o objetivo de dar visibilidade às reflexões e temáticas que fazem parte dos currículos e que precisam estar presentes na ação pedagógica, além de promover a consolidação dos direitos de aprendizagem e da garantia da integralidade do sujeito, tendo como premissa o fortalecimento das políticas voltadas à equidade e à educação inclusiva.

O Seminário foi aberto pela Diretora Regional de Educação da DRE Penha, Luci Batista Costa Soares de Miranda, que destacou a ampliação do conceito de Educação Inclusiva e o papel imprescindível que a escola possui no contexto social.

Composto por palestras (Compartilhando Saberes) e relatos de práticas, o Seminário contou com a participação da Sr.ª Silvana Lucena dos Santos Drago – Diretora da DIEE/SME, do Sr. Lauro Cornélio da Rocha – Coordenador Pedagógico da EMEI Quintino Bocaiúva e do Sr. Hamilton Harley de Carvalho Silva – Pesquisador da Universidade de São Paulo.

educ_incl_consolid_direitos_2_740x430.jpg

As temáticas desenvolvidas trouxeram reflexões sobre o Currículo da Cidade de São Paulo e a Educação Inclusiva; Currículo, Relações Raciais e Educação Infantil e O efeito de lugar na perspectiva da Escola Inclusiva. A diretora da Divisão Pedagógica (DIPED) da DRE Penha, Eliana Benedetti, salientou a importância da contribuição desses profissionais para o aprimoramento do trabalho de todos os participantes.

Os relatos de práticas (Compartilhando Fazeres) foram introduzidos pelo Diretor da Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) da DRE Penha, Fábio Luiz Villani, e realizados pelos profissionais da DRE Penha: Professora Adriana Fernandes da Silva, Diretor José Mario Oliveira Britto e os Coordenadores Pedagógicos Talita Paula Ramos Sousa, Carlos Eduardo Fernandes Jr. e Marisa Leite da Fonseca Mendes Vaz. Os relatos apresentaram caminhos trilhados pelas Unidades Educacionais na perspectiva da garantia do direito à educação pública de qualidade para todos, destacando o valor da diversidade como princípio da ação educativa.

educ_incl_consolid_direitos_3_740x430.jpg

O evento também foi contemplado com apresentações culturais: acolhimento musical com a Coordenadora Pedagógica do CEI Hadassa Cássia Passos e o pianista César Passos; Coral e Banda apresentados pelos alunos do CIEJA Ermelino Matarazzo, coordenado pela professora Tânia Regina Gamba e encenação teatral “Dandaras e Marias” – uma história de luta”, realizada pelos alunos da AEL da EMEF Humberto de Campos, sob a orientação das Professoras Erica Marques e Renata Fico.

educ_incl_consolid_direitos_4_740x430.jpg
Alunos da AEL João Cabral de Melo Neto – EMEF Humberto de Campos

Todas as ações foram realizadas com objetivo de promover a consolidação dos direitos de aprendizagem e da garantia da integralidade do sujeito, tendo como premissa o fortalecimento das políticas voltadas à equidade e à educação inclusiva.

educ_incl_consolid_direitos_5_740x430.jpg

Veja mais fotos clicando aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes seguram bandeiras durante cerimônia esportiva em ginásio.

Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história

Publicado em: 07/08/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (35)

Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.685