Notícias

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Livros “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor” foram elaborados com produções de estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 09/06/2025 16h10 | Atualizado em: 13/06/2025
Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito "Descobrir-se autor" e na direita "Revelar-se autor"

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nesta segunda-feira (9) o lançamento dos livros “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor” no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. As produções reúnem trabalhos de educadores e estudantes da Rede Municipal de Ensino, ao longo de 2024, dentro da temática “Histórias e Canções”.

Os títulos foram publicamos como resultado de um trabalho realizado pela Academia Estudantil de Letras (AEL) com estudantes e professores nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). A equipe do projeto AEL, da Coordenadoria Pedagógica da SME (COPED), foi responsável pela seleção e revisão dos textos produzidos.

Destaques das obras: “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor”

O título “Revelar-se Autor” está em seu 5° Volume e tem como destaque produções de mais de 100 professores. Os conteúdos consistem em textos em versos ou prosas de no máximo três laudas.  O nome do autor, nome da Unidade Educacional e Diretoria Regional de Ensino estão presentes como forma de crédito. 

A escolha do tema “Histórias e Canções” gerou narrativas literárias curtas e foram inspiradas em letras da música brasileira. Algumas letras de músicas não foram citadas de forma explícita na narrativa, mas inspiraram as produções.

O título “Descobrir-se Autor”, por sua vez, está em seu 8° Volume e apresenta produções coletivas de mais de 800 estudantes e membros vitalícios da Academias Estudantis de Letras. Os textos estão em versos ou prosas de no máximo duas laudas.

As Unidades Educacionais receberam os livros físicos e o material digital está disponível de forma forma digital e gratuita no Acervo Digital da SME. Confira os links dos livros Descobrir-se Autor: histórias e cançõe e Revelar-se Autor.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão de criança movimentando peças pretas de xadrez.

Cerca de 1.900 participantes disputam Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 21/09/2026 4h56 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com fundo preto e bordas superior e inferior com elementos em mosaico colorido. Ao centro, o texto
Estudante sentado no chão, em uma atividade de robótica, manuseia pequenas peças de montagem. Ao seu redor, há caixas coloridas com peças de diferentes formatos, tamanhos e cores, além de fios, ferramentas e um caderno com registros da atividade.

Mostra de Tecnologias reúne projetos e experiências de educação digital da Rede Municipal 

Publicado em: 21/09/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.
Fotografia de um grupo de estudantes, educadores e convidados reunidos no palco de um teatro, posando para uma foto coletiva. Algumas pessoas seguram camisetas e instrumentos musicais. Ao fundo, há cortinas pretas e iluminação de palco. Na parte inferior da imagem, aparecem balões coloridos e uma pessoa fotografando o grupo na plateia.

CEU Inácio Monteiro recebe Grande Encontro dos Grêmios Estudantis e Comissão de Mediação de Conflitos

Publicado em: 18/09/2026 4h17 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.700