Notícias

Acadêmicos da AEL Maurício de Souza visitam a Casa das Rosas

Passeio cultural promove mais um passo da implementação do Currículo da Cidade

Publicado em: 25/05/2018 17h21 | Atualizado em: 30/11/2020

passeio_casa_rosas_740x430.jpg

No dia 8 de maio, a Academia Estudantil de Letras (AEL) Maurício de Souza, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Visconde de Cairu, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, visitou uma mansão que hoje é considerada como patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo, a Casa das Rosas. O espaço é voltado à promoção da literatura e de exposições, assim como ao oferecimento de oficinas para todos que pretendem se aprimorar como escritor ou mostrar sua arte.

A adolescente Luanna Hertel, aluna do 8º ano, pesquisou antecipadamente sobre a história da casa e no dia do evento interagiu com o educador André, que recepcionou a academia e monitorou a visita, contribuindo com explicações, levantando questões e dúvidas para compartilhar com o grupo. Otavio, aluno do 6º ano, perguntou sobre a história do local e quis saber se o casarão sempre se chamou Casa das Rosas.

A arquitetura colonial despertou o interesse de todos. Os vitrais também foram cenários para fotos e a beleza dos banheiros grandes e decorados foi um sucesso entre os acadêmicos.

Os estudantes puderam observar a diferença social da época, claramente retratada na decoração e na disposição dos cômodos do imóvel, pois o mesmo é dividido em ambientes distintos, deixando claro onde cada pessoa que frequentasse aquele lugar deveria circular.

Para Kátia Fico, coordenadora dos estudos literários, e Luiza Trigo, coordenadora das atividades de teatro, “o melhor do passeio foi o clima poético da casa, que encantou as crianças e proporcionou inspiração para outras leituras”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647