Notícias

Poeta Sérgio Vaz visita AEL da EMEF José Honório Rodrigues

Escritor é patrono da Academia da escola

Publicado em: 25/05/2018 17h20 | Atualizado em: 30/11/2020

poeta_sergio_vaz_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Honório Rodrigues, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, recebeu, no dia 17 de maio, a visita do autor Sérgio Vaz. O poeta tem participado de atividades em escolas de diferentes cidades, acompanhado dos poetas Cocão Avoz e Jairo Periafricania, com a apresentação intitulada “#Poesia Conta a Violência”.

O autor respondeu a perguntas dos estudantes e falou sobre sua vinda para São Paulo ainda criança, quando foi morar no extremo sul da região metropolitana. No ano 2000, Vaz fundou a Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa) que, em seu Sarau, recebe toda semana diversas pessoas no Jardim Guarujá para ler e criar poesia.

Além do bate papo realizado com os alunos e professores, o autor conheceu a Academia Estudantil de Letras (AEL) da escola, que o homenageia como patrono. Os alunos da AEL apresentaram excertos da obra de Vaz e musicaram os versos de seu poema “Eu te amo”.

O diretor da EMEF, Silvio Raimundo Chaves, fez um depoimento contando sobre sua extensa trajetória vinculada ao projeto Academia Estudantil de Letras. Em 2010, quando era Coordenador Pedagógico da EMEF Padre Serafim Martinez Gutierrez (DRE Penha), ajudou a fundar a AEL Ziraldo. Depois ele foi para a EMEF Danylo José Fernandes (DRE Itaquera) e levou a proposta do projeto à nova escola, fundando a AEL Walcyr Carrasco. Agora, como Diretor de Escola, tem a oportunidade de constituir mais uma academia. “É a terceira AEL da minha vida”, comemora Silvio.

Veja o depoimento:

www.youtube.com/watch?v=GCFsnap4KQY

A Assistente de Direção, Jacilene Rodrigues de Almeida, também tem uma história anterior no projeto AEL. “Eu conheci a AEL quando ingressei na Prefeitura, na EMEF Danylo José Fernandes (AEL Walcyr Carrasco) e me apaixonei pela iniciativa. Em 2016, estava na EMEF Benedito Calixto, que ainda não tinha o projeto, e levei a proposta, ajudando a fundar a AEL Mauricio de Sousa. Em 2017, recebi o convite para ser Assistente de Direção na EMEF José Honorio Rodrigues e a primeira coisa que conversamos na direção foi levar a AEL para a escola. A Suelizinha, da equipe gestora do projeto, visitou a unidade e as professoras aderiram ao projeto. Ter a oportunidade de conhecer nosso patrono foi muito especial. Ele nos acolheu como se fossemos amigos há anos”, conta Jacilene.

A professora Virlene Oliveira da Silva, Professora Orientadora da Sala de Leitura (POSL) e Coordenadora dos Estudos Literários na AEL, se sentiu encantada pelo projeto e tem acompanhado um melhor desempenho dos alunos desde então. “Eles passaram a ler bem mais e se dedicaram muito aos seus amigos literários: Shakespeare, Edgar Allan Poe, autores ainda pouco estudados pelos alunos”, relata Virlene.

A professora orientadora de Informática Educativa e coordenadora das atividades de Teatro da AEL, Fernanda Ilário da Silva, valoriza o trabalho de formação de leitores realizado pela Academia. “A leitura me encanta, ela nos leva para outro mundo, podemos imaginar e recriar as histórias. O hábito de ler traz liberdade e segurança, promove experiências, enriquece o vocabulário das pessoas. Trazer o projeto para a escola foi importante para os alunos gostarem de ler mais, ampliarem a cultura. É fabuloso, estou a cada dia mais encantada”, observa Fernanda.

Para a estudante Kathleen de Souza Teixeira, a AEL é como se fosse a sua segunda família. “Hoje foi um dos melhores dias da minha vida. Eu interagi com o Sérgio Vaz, ele é uma pessoa muito legal, os poemas dele são brilhantes”, conta Kathleen. Já segundo Thayna Souza Toledo, representante da cadeira n° 1 – do patrono da AEL, a Academia ajudou-a a melhorar a leitura e a desenvolver sua expressão corporal. “Os poemas de Sérgio Vaz são especiais na minha vida. Ele conta a nossa realidade. Na AEL eu conheci autores e livros novos e aprendi a declamar poemas. Agora estou estudando muito para a Fundação da AEL”, ressalta Thayna.

A AEL Sérgio Vaz será fundada no dia 23 de agosto, às 14h, no CEU Vila Curuçá.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643