Notícias

Atividades na EMEI José Augusto César propõem que crianças sejam ativas na comunidade escolar

Equipe incentiva os pequenos a reimaginar o ambiente da unidade

Publicado em: 25/05/2018 16h14 | Atualizado em: 30/11/2020

emei_jose_augusto_cesar_740x430.jpg

Por meio de um projeto iniciado no mês de fevereiro pela coordenadora pedagógica Michelle Mendonça, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) José Augusto César, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, as crianças da unidade foram incentivadas a reimaginar o ambiente escolar segundo suas preferências e gostos, pensando no que seria melhor para elas e os colegas.

Entre as atividades realizadas, houve rodas de conversas para a discussão do ambiente escolar, elaboração e votação de propostas de mudanças, fossem elas na alimentação, na forma como o espaço seria reorganizado e sobre os materiais a serem usados, além de assembleias gerais para que cada criança pudesse observar o todo que é a escola e a variedade de opiniões, além da elaboração de desenhos e maquetes para ilustrar as possíveis alterações estéticas nos espaços.

Entre as principais mudanças propostas, baseadas na vontade dos pequenos, está a construção de uma parede de escalada e a adoção de potes e pegadores para servir saladas, de forma a torná-las mais atrativas e incentivar a alimentação saudável.

De acordo com a coordenadora, o objetivo do projeto é evidenciar as falas das crianças, em uma ação concreta de escuta e protagonismo infantil. “Ouvir as crianças é estar aberta a um processo de reflexões através da prática”, conta Michelle. “Estamos analisando os resultados que as crianças trouxeram e colocando-os como metas de mudanças na escola. Solicitamos alguns materiais para doação para ajudar a concretizar a mudança do espaço, assim mobilizando as famílias e a comunidade escolar como um todo nessa ação”, finaliza.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.
Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

FUNDEB passa a ser identificado no holerite 

Publicado em: 27/08/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

PodConversar – ECA Digital aborda comunicação ética e responsável nas redes sociais
Prêmio Por Desempenho Educacional

Prefeitura reformula PDE, amplia peso da aprendizagem e prêmio pode chegar a R$ 20 mil

Publicado em: 27/08/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem retangular, com fundo azul-escuro e elementos gráficos em tons de azul-claro no lado direito. No lado esquerdo, há uma faixa branca com o texto “SEMINÁRIO JUNTOS PELA APRENDIZAGEM” e uma logomarca colorida. Na parte inferior esquerda, aparece o texto: “II Seminário – Juntos pela Aprendizagem: ‘Matemática em Rede’”.
«1 2 3 1.692