Notícias

DRE Santo Amaro realiza a primeira edição do Festival Regional de Mancala Awelé

Mais de 270 estudantes de cinco escolas da DRE Santo Amaro participam da primeira etapa da competição

Publicado em: 23/05/2018 16h06 | Atualizado em: 30/11/2020

mancala_dresa_740_X_430.jpg

Na quinta-feira, 24 de maio, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro realizará a primeira edição do Festival Regional de Mancala Awelé. O evento será realizado no Parque do Chuvisco, na zona sul da capital paulista, das 9h às 17h.

Mais de 270 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da DRE Santo Amaro participarão do evento, Doutor Antônio Carlos de Abreu Sodré, Conde Pereira Carneiro, Professor João de Souza Ferraz, Carlos de Andrade Rizzini e Desembargador Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz participam da primeira fase.

Os estudantes enxadristas competem entre si representando suas escolas no Festival com intuito de obterem classificação para a disputa da última etapa do terceiro Festival Municipal de Mancala Awelé, que prevê 60 vagas para os finalistas da respectiva DRE.

Mancala Awelé – Jogo de tabuleiro milenar, de origem africana, que surgiu há cerca de 7 mil anos e é considerado por muitos como o jogo mais antigo do Mundo. Seu nome se origina da palavra árabe “nagaala”, que significa “mover”, e sua prática está relacionada à semeadura, pois o jogo simula o processo de semeação, germinação da semente na terra, desenvolvimento e colheita. Além de seu valor histórico e cultural, o Mancala oferece grande potencial de desenvolvimento do raciocínio, uma vez que sua complexidade e sua capacidade de fomentação de operações lógicas são muitas vezes comparadas à do xadrez

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679