Notícias

SME anuncia a Campanha CEI Amigo do Peito 2025 para incentivar o aleitamento materno

Unidades de Educação Infantil que desejam reconhecimento com o selo podem preencher o formulário até o dia 06 de junho

Publicado em: 23/05/2025 11h19 | Atualizado em: 09/06/2025

 

Fotografia mostra a imagem de três pessoas amamentando bebês.

O incentivo ao aleitamento é um dos compromissos da Rede Municipal da capital paulista e pensando nisso a Secretaria Municipal de Educação lançou nesta segunda-feira (19) a campanha “CEI Amigo do Peito 2025” que visa a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nas Unidades de Educação Infantil  (CEIs, CEMEIs, CCIs e CECIs). A campanha surgiu em 2018 e os indicadores vêm melhorando ao longo dos anos. 

Junto à campanha é realizada uma pesquisa de monitoramento das ações em aleitamento materno voltada a todas as unidades com bebês e crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Para responder a pesquisa e participar da Campanha CEI Amigo do Peito 2025 é necessário preencher o formulário online disponível até o dia 06 de junho.

A primeira parte do formulário contempla informações dos seguintes indicadores: presença de mães amamentando na unidade, recebimento de leite materno para oferta ao bebê/criança, extração de leite materno na unidade, interesse de familiares em manter o aleitamento, projetos de incentivo ao aleitamento materno e ambiente disponível para amamentação.

As unidades que desejam conquistar o Selo CEI Amigo do Peito 2025 deverão prosseguir para a segunda parte do formulário e responder perguntas específicas sobre as ações desenvolvidas nos três eixos da Campanha: família, equipe e ambiente. Serão contempladas com o Selo 2025 as unidades que atenderem no mínimo 50% dos critérios em cada eixo.

O formulário foi encaminhado para o e-mail da unidade educacional e também pode ser acessado clicando aqui. As Unidades Amigas do Peito vêm crescendo significativamente desde 2018, o primeiro ano da campanha, quando 93 receberam o selo. Em 2024, foram distribuídos 1.176 Selos CEI Amigo do Peito, contemplando cerca de 45% das Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (CEIs, CEMEIs, CECIs e CCIs). 

Para informações complementares sobre a participação na Campanha CEI Amigo do Peito, leia o procedimento disponível no Manual de Normas e Procedimentos da SME, disponível clicando aqui.

Rede Amigos do Peito 

Neste ano a SME também lançou a “Rede Amigos do Peito”, uma parceria entre a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e a Coordenadoria Pedagógica/Divisão de Educação Infantil (DIEI/COPED), para realizar formações com as educadoras e nutricionistas para atuação como promotoras da amamentação no ambiente educacional, sendo reconhecidas como Embaixadoras Amigas do Peito. Essas pessoas estarão conectadas a uma rede de comunicação e apoio às unidades. 

Aproximadamente 800 participantes concluíram a formação online da Rede Amigos do Peito. Em maio foram realizados os primeiros encontros presenciais, e 363 participantes da formação foram reconhecidos como embaixadores Amigos do Peito. Em junho haverá mais 4 turmas presenciais para que as pessoas sejam reconhecidas como Embaixadoras. 

Além da comunicação e apoio mútuo, espera-se que os embaixadores incentivem as unidades a responderem a pesquisa de aleitamento materno e a demonstrarem interesse pelo selo CEI Amigo do Peito 2025. Para mais informações sobre a Rede Amigos do Peito, acesse a página clicando aqui. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641