Vídeos do Seminário Somos Amigos do Peito 2018

Conteúdo pode ser revisto pelos participantes, ou acessado por quem não conseguiu comparecer ao evento

Publicado em: 09/11/2018 14h43 | Atualizado em: 30/11/2020

videos_seminario_amigos_do_peito_740_x_430.jpg

Estão disponíveis, no canal pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, a íntegra das palestras do Seminário Somos Amigos do Peito – 2018. O evento aconteceu no dia 25 de agosto, na Uninove Vergueiro. “Trata-se de mais um material relevante para promover reflexão e discussão sobre ações voltadas ao aleitamento materno nos Centros de Educação Infantil (CEIs)”, afirma Katia Iared Romanelli, Nutricionista da Divisão de Educação Alimentar e Nutricional da Coordenadoria de Alimentação Escolar (SME/CODAE/DIEDAN). Para acessar cada conteúdo, basta clicar nos textos em negrito.

Momento cultural: Edi Fonseca (pedagoga, atriz e formadora na área de literatura infantil) realizou leitura de textos inspiradores relacionados à maternidade, infância e leite materno.

Abertura do evento e Histórico das ações da CODAE sobre aleitamento materno: Jossélia Fontoura, Coordenadora da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, fez a abertura do evento. Matilde Scandola, diretora da Divisão de Educação Alimentar e Nutricional da Coordenadoria de Alimentação Escolar, apresentou um histórico das ações da CODAE relacionadas ao aleitamento materno, que contemplam formações para educadores, elaboração de materiais de apoio e campanha de incentivo à manutenção da amamentação.

Amamentação e a nutrição sensível: arte como alimento primordial: a pedagoga Cinthia Soares Manzano conduziu momentos de fruição de obras de arte que retratam amamentação e nutrição sensível.

Importância do aleitamento materno para a criança e a mãe: Dra. Marina da Rosa, neonatologista e vice Presidente da Iniciativa Hospital Amigo da Criança do Hospital Municipal Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha, explicou sobre os benefícios do leite materno e o impacto do aleitamento materno na saúde materna e infantil.

Benefícios da amamentação na introdução alimentar: a fonoaudióloga do Instituto de Desenvolvimento Infantil, Dra. Patrícia Junqueira, apresentou os benefícios da amamentação no aprendizado alimentar, na promoção da saúde e no desenvolvimento do paladar do bebê.

Acolhimento ao aleitamento materno e currículo na educação infantil: Cristiano Rogério Alcântara, diretor da Divisão de Educação Infantil da Coordenadoria Pedagógica da SME (SME/COPED/DIEI), reforçou a importância do primeiro contato e acolhimento às famílias com bebês em aleitamento materno.

Entrega dos selos “CEI Amigo do Peito”: o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, entregou para 88 Centros de Educação Infantil o selo “CEI Amigo do Peito” como reconhecimento às unidades que promovem ações de apoio e incentivo ao aleitamento materno.

Momento cultural – “Dança Materna”: Amanda Mota apresentou o trabalho do grupo “Dança Materna” e em seguida houve apresentação de dança de mães com seus bebês.

Acolhimento das famílias em aleitamento materno e envolvimento da equipe do CEI: Relatos das equipes de 3 CEIs da rede municipal: Carrão I (DRE PE), Jardim Shangri-Lá (DRE CS) e Vereador Joaquim Thomé Filho (DRE JT). Socializaram suas práticas de acolhimento às famílias, envolvimento de toda equipe e a experiência de substituir as mamadeiras por copinhos no berçário.

Manuseio do leite materno nos Centros de Educação Infantil: a nutricionista da SME/CODAE, Valéria Roma de Freitas, apresentou vídeo técnico sobre o recebimento e manuseio do leite congelado.

Aleitamento materno nas UBS: a enfermeira Edjane Bittencourt Araújo, da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus/CRSLESTE, compartilhou as ações de apoio, proteção e promoção ao aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde.

Parceria CEI e UBS no aleitamento materno: relato da parceria entre Educação e Saúde na região de Perus, com participação da coordenadora pedagógica do CEI Sol Nascente (DRE PJ) e da UBS Morada do Sol.

Panorama geral da Campanha ”CEI Amigo do Peito”: a nutricionista da SME/CODAE Kátia Iared finalizou o seminário, apresentando o panorama geral da Campanha CEI Amigo do Peito. As informações sobre a campanha e o vídeo estão disponíveis no site portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/ceiamigodopeito