Cardápio Escolar Sustentável
Sobre o Projeto
O Cardápio Escolar Sustentável é um projeto da Cidade de São Paulo, idealizado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (CODAE/SME), que tem como objetivo principal reduzir os impactos ambientais da alimentação escolar.
Está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com os compromissos assumidos pela cidade no Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050 (PlanClima SP) de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, a fim de mitigar os efeitos da crise climática.
A partir da implementação de pratos à base de vegetais no cardápio, ampliação da compra de alimentos da agricultura familiar, redução do desperdício de alimentos e realização de atividades educativas com a comunidade escolar sobre saúde e conscientização ambiental, pretende-se reduzir as pegadas de carbono, hídrica e ecológica provenientes da produção de alimentos.
O projeto objetiva também formar hábitos alimentares mais sustentáveis na comunidade escolar, ampliando o seu conhecimento sobre a biodiversidade de frutas, verduras e legumes regionais e descoberta de novas combinações culinárias com alimentos vegetais.
Para a realização do projeto, a Cidade de São Paulo conta com a parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e do Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima.
Reconhecimentos e Participações Internacionais
Em outubro de 2022, o Projeto foi ganhador do prêmio internacional C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards, que reconhece as melhores políticas, projetos ou programas liderados por prefeitos que estão efetivamente lidando com a crise climática.
Em outubro e novembro de 2022, o Cardápio Escolar Sustentável foi apresentado na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), no painel “Policies to shift diets across cities” e no 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política Alimentar Urbana, que ocorreu no Rio de Janeiro.
Oficinas Culinárias
As oficinas foram realizadas em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), nos laboratórios de cozinha didática da ETEC Santa Ifigênia e no Laboratório de Cozinha Didática da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Nas oficinas, os nutricionistas prepararam receitas à base de vegetais, colocando a mão na massa com as chefs, e participaram de palestras sobre o meio ambiente e a relação que o Cardápio Escolar Sustentável tem com a redução das emissões de CO2, consumo de água e do uso de terras.
Agricultura Familiar
O programa também promove a compra de alimentos da agricultura familiar. Em 2021, R$ 100 milhões foram destinados à compra de alimentos de mais de 4.000 famílias do campo, ajudando a superar a pobreza rural e estimulando a agricultura regenerativa, orgânica e de pequeno porte, com menores impactos climáticos.
A CODAE/SME realizou encontros entre os agricultores familiares e os gestores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Parceiros. A ideia é aproximar as unidades educacionais (UEs) dos agricultores, tirar suas dúvidas sobre os processos de compra e estimular a aquisição de frutas, verduras e legumes (FLV) locais e agroecológicos.
Outras ações previstas incluem experiências de agroturismo pedagógico com estudantes em propriedades de agricultura familiar, agroecológica e orgânica como ferramentas para promoção da alimentação saudável, redução do desperdício e valorização dos pequenos agricultores da Cidade.