Cardápio Escolar Sustentável

Sobre o Projeto

O Cardápio Escolar Sustentável é um projeto da Cidade de São Paulo, idealizado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (CODAE/SME), que tem como objetivo principal reduzir os impactos ambientais da alimentação escolar.

Está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com os compromissos assumidos pela cidade no Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050 (PlanClima SP) de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, a fim de mitigar os efeitos da crise climática.

A partir da implementação de pratos à base de vegetais no cardápio, ampliação da compra de alimentos da agricultura familiar, redução do desperdício de alimentos e realização de atividades educativas com a comunidade escolar sobre saúde e conscientização ambiental, pretende-se reduzir as pegadas de carbono, hídrica e ecológica provenientes da produção de alimentos.

O projeto objetiva também formar hábitos alimentares mais sustentáveis na comunidade escolar, ampliando o seu conhecimento sobre a biodiversidade de frutas, verduras e legumes regionais e descoberta de novas combinações culinárias com alimentos vegetais.

Para a realização do projeto, a Cidade de São Paulo conta com a parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e do Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima.


Reconhecimentos e Participações Internacionais

Em outubro de 2022, o Projeto foi ganhador do prêmio internacional C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards, que reconhece as melhores políticas, projetos ou programas liderados por prefeitos que estão efetivamente lidando com a crise climática.

Em outubro e novembro de 2022, o Cardápio Escolar Sustentável foi apresentado na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), no painel “Policies to shift diets across cities” e no 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política Alimentar Urbana, que ocorreu no Rio de Janeiro.

Cardápio Escolar Sustentável Crianças Codae

Oficina Culinaria Cardapio Escolar Sustentavel Codae

Oficinas Culinárias

As oficinas foram realizadas em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), nos laboratórios de cozinha didática da ETEC Santa Ifigênia e no Laboratório de Cozinha Didática da Faculdade de Saúde Pública da USP.​

Nas oficinas, os nutricionistas prepararam receitas à base de vegetais, colocando a mão na massa com as chefs, e participaram de palestras sobre o meio ambiente e a relação que o Cardápio Escolar Sustentável tem com a redução das emissões de CO2, consumo de água e do uso de terras.

Criança Af Codae

Agricultura Familiar

O programa também promove a compra de alimentos da agricultura familiar. Em 2021, R$ 100 milhões foram destinados à compra de alimentos de mais de 4.000 famílias do campo, ajudando a superar a pobreza rural e estimulando a agricultura regenerativa, orgânica e de pequeno porte, com menores impactos climáticos.

A CODAE/SME realizou encontros entre os agricultores familiares e os gestores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Parceiros. A ideia é aproximar as unidades educacionais (UEs) dos agricultores, tirar suas dúvidas sobre os processos de compra e estimular a aquisição de frutas, verduras e legumes (FLV) locais e agroecológicos.

Outras ações previstas incluem experiências de agroturismo pedagógico com estudantes em propriedades de agricultura familiar, agroecológica e orgânica como ferramentas para promoção da alimentação saudável, redução do desperdício e valorização dos pequenos agricultores da Cidade.