Notícias

Caderno de Debates – Questões do Cotidiano Escolar II

Caderno é composto por oito textos

Publicado em: 08/09/2016 13h51 | Atualizado em: 04/05/2021


capa_naapa_740_x_430.jpg

O Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) publica o segundo material institucional, o Caderno de Debates – Questões do Cotidiano Escolar II.

Este volume propõe-se a colaborar com os estudos e o planejamento coletivo das equipes escolares para a garantia do direito à Educação de todas e todos educandos matriculados na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Os desafios do cotidiano escolar trazem para o cenário educativo a complexidade das relações sociais, constituídas por diferentes expressões culturais, socioeconômicas, religiosas, étnicas, raciais, de ciclo vital, como também os conflitos, muitas vezes geradores de violências, tais como as violações de direito.

Compõem esse caderno oito textos:

  • Escola no centro da rede de proteção social e a criação de novos possíveis no município de São Paulo: o caso do NAAPA, escrito por Flávia Schilling e Biancha Angelucci, assessoras pedagógicas do NAAPA/SME;

 

  • Família e escola: um encontro possível, escrito por Belinda Mandelbaum;

 

  • Trabalho coletivo na escola: relato de um percurso de aprendizado em gestão democrática na escola pública, autora Celia Maria Benedicto Giglio;

 

  • Meninas e meninos na escola, texto de Cinthia Torres Toledo, Fábio Hoffmann Pereira e Adriano Souza Senkevics;

 

  • O Corpo nosso de cada dia, escrito por Yara Sayão e Renata Guarido;

 

  • Os professores e as cores da desigualdade, escrito por
    Maria da Glória Calado e Maria Cecília Cortez;

 

  • Integração escolar e acolhimento: pontes entre a proteção social e a educação escolar, de Isa Maria F. Rosa Guará e Maria Elizabeth Seidl Machado;

 

  • Analisar uma cena é construí-la, escrito por Adriana Marcondes.

Faça o download do material clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.405 1.406 1.407 1.408 1.409 1.479