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Escolas da rede municipal de SP passam a atender mais estudantes presencialmente a partir desta segunda-feira
Regras para ensino presencial foram ampliadas; alunos também poderão participar de atividades de recuperação
Publicado em: 02/08/2021 11h46 | Atualizado em: 02/08/2021O ano letivo de 2021 nas escolas da rede municipal de São Paulo continua nesta segunda-feira (2) com a ampliação do atendimento presencial dos estudantes. Também terão início as atividades do projeto de recuperação que abrange alunos de todos os ciclos de ensino com ações dentro e fora da escola.
O limite de atendimento das escolas não estará mais restrito a 35% das matrículas, e sim à capacidade física das unidades, desde que se mantenha o distanciamento de um metro entre um aluno e outro, de acordo com as regras do Governo do Estado de SP.
Todos os estudantes matriculados nas EMEIs e escolas de ensino fundamental e médio poderão ser atendidos na forma presencial e em sistema de revezamento semanal em no máximo duas turmas. Já nos Centros de Educação Infantil (CEIs), poderão ser atendidos 60% das crianças e bebês matriculados, sem revezamento.
Os protocolos sanitários de prevenção seguirão sendo adotados, como uso de máscaras, álcool gel, e higienização dos ambientes. A recomendação é para que as pessoas com qualquer sintoma de Covid-19 procurem auxílio médico e não compareçam à unidade educacional. Já os estudantes que compõem o grupo de risco deverão permanecer em atendimento remoto.
De acordo com a Lei número 17.437, de 12 de agosto de 2020, o retorno dos estudantes às atividades presenciais será facultativo, a critério dos pais ou responsáveis, enquanto durar o período de emergência ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.
Projeto de recuperação
A partir desta segunda-feira (2), todos os estudantes terão acesso às atividades de recuperação, sendo que os que apresentam mais defasagem na aprendizagem em relação à ano/ série em que estão matriculados, vão participar da recuperação paralela no contraturno escolar.
O projeto para o segundo semestre do ano letivo prevê, ainda, uma dedicação especial às crianças em fase de alfabetização. A Secretaria Municipal de Educação fará uma sondagem com todas as crianças, que serão atendidas no sistema presencial, além disso vai implementar trilhas de atividades específicas e fazer o acompanhamento da evolução das aprendizagens.
Estudantes matriculados a partir do 3º ano do ensino fundamental que não atingiram os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos para cada ano do ciclo no currículo da cidade, vão participar da recuperação paralela, aplicada no contraturno escolar, e contínua, planejada pelos docentes, por meio de estratégias diferenciadas que os levem a superar dificuldades.
As ações de recuperação contínua deverão ser realizadas em todos os componentes curriculares com carga horária mínima de duas horas-aula, diária para o estudante, por meio de atividades assíncronas.
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