Notícias
Vivências com a infância Guarani
Na EMEI Professor José La Torre e no CECI Tenondé Porã aconteceu o projeto Territórios Brincantes marcado pela troca de interações no território Guarani e na escola
Publicado em: 11/02/2021 18h35 | Atualizado em: 11/02/2021Subir em árvores. Observar passarinhos. Comer frutinhas do pé. Construir casa com galhos. Ficar descalço na terra. Inventar brincadeiras com elementos da natureza e admirar a sua beleza. Correr livremente. Brincar com folhas. Virar cambalhota. Ficar de cabeça pra baixo. Andar de mãos dadas. Plantar o próprio alimento e se surpreender com o seu crescimento.
Foi assim que as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor José La Torre e da aldeia Guarani Tenondé Porã trocaram aprendizados no projeto Territórios brincantes: revelando as múltiplas formas de ser criança no extremo sul – vivências com a infância Guarani.
A ideia do projeto teve início nas avaliações da escola – a institucional e os Indicadores de Qualidade, nas quais o grupo escolar percebeu a necessidade de uma articulação maior com o território onde a escola está inserida e também a importância de realizar um trabalho sistematizado para fortalecer a práticas pedagógicas voltadas à Educação Étnico-Racial.
Quantas formas de viver a infância são possíveis? Pensando na brincadeira como linguagem especial da infância e nesta questão, a equipe da EMEI realizou uma pesquisa sobre as diferentes maneiras de ser criança e de experimentar a infância na escola. O resultado foi a percepção da proximidade geográfica com a aldeia indígena Tenondé Porã e a potência que seria a aproximar as crianças do modo de vida Guarani para ampliar repertórios e possibilitar a ruptura com imagens estereotipadas e estigmatizadas dos povos indígenas.
Após esta reflexão e o mapeamento sobre o potencial educativo do território, houve uma conversa com a equipe do Centro Educação e Cultura Indígena (CECI) Tenondé Porã e as lideranças Guarani da aldeia, para a proposição do projeto de intercâmbio entre crianças, pautado em vivências, experiências e interações infantis no território Guarani e na EMEI.
Essa foi a característica marcante do projeto: a vivência das crianças nos territórios Guarani e da EMEI. Assim, houve uma troca entre estudantes da escola que se interessam em conhecer o espaço Guarani e das crianças Guarani que quiseram conhecer onde as meninas e meninos não-indígenas interagiam.
A ideia central do projeto ganhou contornos mais definidos à medida que os encontros se realizaram. Antes das visitas, aconteceram ações de planejamento, encontros formativos entre professores da escola, os educadores indígenas e as famílias.
A cada ida ao local as crianças puderam explorar sentidos e linguagens através de atividades de artesanato, culinária, música e outras experiências ligadas às tradições e cultura do povo Guarani. Por meio da brincadeira, elas construíram inúmeros conhecimentos acerca de si, do outro, dos elementos naturais e do território, assumindo protagonismo neste processo, que lhes oportunizou vivências carregadas de valores como empatia, solidariedade e respeito às diferenças, entre outros.
Confira o depoimento das crianças contando o que aprenderam no projeto Territórios Brincantes neste vídeo que está no YouTube da EMEI Professor José La Torre.
Ampliando as experiências educativas
O projeto Territórios Brincantes representou um marco identitário na Unidade Educacional, que se propôs a trabalhar na perspectiva da Educação Integral, compreendendo a complementaridade da Educação formal, informal e não formal e a necessidade de ampliar as experiências educativas para além dos muros da escola.
Assim, foi possível a identificação das particularidades, possibilidades e potencialidades de um trabalho que se articulou com o território e reafirmou o compromisso com uma Educação Infantil, que considera as crianças como sujeitos de direitos, inclusive direito de acesso à cidade.
Reconhecimentos
O projeto Territórios brincantes: revelando as múltiplas formas de ser criança no extremo sul – vivências com a infância Guarani desenvolvido na EMEI Professor José La Torre vem recebendo algumas premiações desde 2019. Conheça:
2019
- Conquistou o 2º lugar no 7º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
- Ficou entre os 10 selecionados no 4º Prêmio Territórios, realizado pelo Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
2020
- Ganhou o 2º lugar no Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal promovido pela Câmara Municipal de São Paulo.
- Recebeu Menção Honrosa no 1º Prêmio de Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação Prévia dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga /2025
Secretaria Municipal de Educação
Educador em Destaque 2024: Conheça os cinco primeiros colocados e os homenageados do Prêmio
Secretaria Municipal de Educação
Ganhadores do Concurso "Cozinhas e Infâncias" são premiados durante Congresso de Educação Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a Educação de Jovens e Adultos começaram nesta segunda-feira (02)
Secretaria Municipal de Educação
CEI Cantinho da Tia Isaura é vencedor brasileiro do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo - 2024”
Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila Atlântica recebe formação gratuita em esporte paralímpico
Relacionadas
UAB abre inscrições para curso de Pedagogia
Publicado em: 28/05/2015 10h09 - em Secretaria Municipal de Educação
Seleção de Tutor Presencial – Licenciatura em Matemática – IFTM/UAB
Publicado em: 25/05/2015 3h02 - em CEU e COCEU
Polos da UAB nos CEUS receberão Curso Graduação em Pedagogia
Publicado em: 07/05/2015 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação
Primeira formatura da Universidade Aberta do Brasil em São Paulo
Publicado em: 13/03/2015 2h18 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para bolsas de Iniciação à Docência EaD – UNIVESP/UAB
Publicado em: 12/03/2015 1h03 - em CEU e COCEU