Vencedores do Projeto Estudantes em Ação passam dia com prefeito e visitam Edifício Matarazzo

Atividade, realizada nesta quarta-feira (19), fez parte da premiação dessa iniciativa que promoveu cidadania e ações transformadoras no contexto escolar

Publicado em: 21/06/2024 16h50 | Atualizado em: 21/06/2024
Vencedores Do Prêmio Estudantes Em Ação

Vencedores do Projeto Estudantes em Ação Edição 2023,  os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Francisco da Silveira Bueno, localizada na Zona Leste, tiveram um encontro com o prefeito Ricardo Nunes na tarde desta quarta-feira (19). A atividade, durante a qual os jovens entrevistaram Nunes, é um dos prêmios do projeto e tem como objetivo apresentar para os adolescentes como é o trabalho do Poder Executivo de forma prática e didática. Um passeio monitorado pelo Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo (PMSP), e um bate papo com secretários fizeram parte da programação do evento.

Durante o evento o prefeito explicou para os estudantes como é administrar a maior cidade do Brasil e os diversos programas na gestão adotados em áreas como educação, saúde, assistência social, meio ambiente e para pessoas com deficiência.  “Estou muito feliz por vocês estarem aqui, parabéns a todos da escola que fazem parte desse programa, que é um sucesso. Quero compartilhar com vocês a grandiosidade de São Paulo e quanto de responsabilidade devemos ter para tocar uma cidade com 12 bilhões de habitantes”.

O evento contou com a participação da prefeita Mirim, Isabela Vitória Jesus dos Santos, estudante da EMEF Desembargador Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz, que tomou posse no cargo em cerimônia realizada em outubro do ano passado.  “Agradeço ao prefeito, secretários e demais funcionários por me apresentaram a complexidade de ser representante desta cidade, pensando coletivamente, uma das lutas que apoio. Foi por esse motivo que ingressei no grêmio estudantil”, concluiu a jovem.

Edição 2024

O Projeto Estudantes em Ação já está com inscrições abertas para a edição de 2024. Elas devem ser realizadas até 5 de julho por meio desta plataforma.  A atividade será desenvolvida no segundo semestre e a premiação, prevista para o mês de dezembro.

As vagas serão limitadas a 50 unidades, utilizando o critério de quantidade de escolas públicas municipais por Diretoria Regional de Educação. Entre os requisitos para o deferimento da inscrição, a unidade precisará ter preenchido o formulário no site, com a indicação de um a três professores orientadores, que só poderão conduzir uma unidade no projeto.  A lista de escolas selecionadas será publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo e na plataforma do projeto até 19 de julho.

Fases

Em 2024, o projeto será dividido em quatro etapas: oficina para professores orientadores, tarefa especial (abordará o tema Bullying e Cyberbullying), auditoria cívica e desafio (projeto que aborde as temáticas de controle social, transparência pública, voluntariado, construção de valores de combate a corrupção, melhoria do ambiente escolar e educação fiscal ou financeira).

Serão premiadas dez escolas no Projeto “Estudantes em Ação”. A primeira colocada receberá R$ 30 mil e a décima, R$ 5 mil. Já os Grêmios Estudantis receberão prêmios que variam entre R$ 8 mil e R$ 3 mil. Os valores serão depositados na conta da Associação de Pais e Mestres de cada uma das unidades vencedoras.

Promoção de cidadania

O Projeto Estudantes em Ação foi realizado pela primeira vez em 2023 e tem o objetivo de promover cidadania e ações transformadoras no contexto escolar baseadas no exercício da cidadania ativa, da participação social, do controle social, dos direitos humanos e da cultura da paz e coletividade.

O Projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo. Em 2023 premiou, por meio da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Educação, dez Unidades Educacionais (UE) com mais de R$ 140 mil. A primeira colocada recebeu R$ 30 mil e a 10ª, R$ 5 mil. Já os Grêmios Estudantis receberam prêmios entre R$ 8 mil e R$ 3 mil.

O secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, que participou da ação, destacou a importância para construção do protagonismo estudantil. “É muito importante que esses estudantes conheçam de perto o poder executivo e estejam engajados com a cidadania ativa, levando as propostas e ideias que desejam para a cidade em que vivem. Eles são o futuro do nosso país. Por meio dos Grêmios Estudantis eles já aprendem na prática sobre democracia, cidadania e transformação social”, enfatizou.

Padula também ressaltou que anteriormente eram destinados R$ 5 mil para os grêmios e, a partir de agora, são R$ 10 mil reais que poderão ser usados na unidade escolar.

O controlador-geral do Município, Daniel Falcão, explicou que o Projeto Estudantes em Ação transpõe os conceitos de participação e controle social para uma realidade prática. “A partir dele, estudantes e professores puderam se engajar na identificação de problemas e na implementação de soluções para o ambiente escolar. Isso é muito importante para a concretização de uma cidadania ativa”.