Notícias

Veja como foi a construção do novo Currículo na cidade de São Paulo

Documento compartilha a experiência de atualização e implementação curricular para o Ensino Fundamental a partir da BNCC

Publicado em: 14/08/2019 17h07 | Atualizado em: 30/11/2020

curriculodacidade_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) compartilha a publicação “O Currículo da Cidade de São Paulo” que traz um relato da experiência paulistana de traduzir as definições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em um currículo com a cara da rede, além de dar início à sua implementação.

O intuito dessa publicação é compartilhar aprendizagens – sistematizar etapas, detalhar estratégias bem sucedidas, ressaltar fatores críticos e antecipar pontos de atenção que podem ser úteis a outros gestores da educação. A experiência de São Paulo pode oferecer referências a outras grandes cidades e também a redes estaduais, estejam elas nas fases de elaboração ou implementação do currículo à luz da BNCC.

A obra foi elaborada pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), da Fundação Getulio Vargas, em cooperação com a SME-SP e apoio da Fundação Lemann.

Histórico

No dia 15 de dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular teve aprovado o seu texto final. Pela primeira vez, o país passou a ter um documento normativo que define o conjunto de conhecimentos essenciais que todos os alunos devem desenvolver, progressivamente, ao longo da Educação Básica. Na mesma data da aprovação da Base Nacional, o município de São Paulo lançou o seu Currículo da Cidade, o novo documento orientador da rede para o Ensino Fundamental. A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo foi uma das primeiras do país a realizar sua revisão curricular à luz da BNCC, levando em conta a 3ª versão da Base Nacional.

A atualização do currículo municipal foi feita durante o ano de 2017 e a implementação teve início logo no início de 2018; sua construção se deu de maneira colaborativa, envolvendo:

  • 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) que compõem a rede, atuando como braços da Secretaria, nas várias regiões da cidade, ao longo de todo o processo.
  • 304 professores que participaram dos Grupos de Trabalho (GTs) para redação do currículo, representando os 31.610 educadores do Ensino Fundamental no município. Quase metade deste total também respondeu a uma pesquisa online para ajudar a compor a estrutura do documento.
  • 43.655 estudantes – 10% do total de alunos do Ensino Fundamental da rede – que, por meio de uma pesquisa, forneceram informações sobre que escola gostariam de ver refletida no currículo.
  • 21 consultores externos que assessoraram a escrita do documento.
  • 8 especialistas (pelo menos) que fizeram a leitura crítica do novo currículo, antes que fosse finalizada a sua redação.

Clique aqui e acesse o documento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher negra de cabelos compridos, ela veste regata azul e segura uma prancheta. Ao fundo há armários e um longo corredor .

SME abre vaga para psicólogo escolar na DRE Butantã

Publicado em: 27/06/2023 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes estão sentados em círculo em uma sala de aula.

Alunos do curso de francês dos CELPs participam de concurso da Embaixada da França

Publicado em: 26/06/2023 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo roxo, o título diz

Encontro online vai discutir detalhes do projeto “Estudantes em Ação”

Publicado em: 26/06/2023 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher está segurando uma pasta verde e usando uma mochila nas costas.

SME promove mutirão de contratação de estagiários

Publicado em: 23/06/2023 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes estão caminhando de costas para a foto. Eles estão usando blusas de frio e carregando mochilas nas costas. Nas laterais, há arbustos e ainda se vê árvores.

Parque do Carmo vira cenário de aulas sobre fauna, flora e desigualdade de gênero no esporte

Publicado em: 23/06/2023 12h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 124 125 126 127 128 1.479