Notícias

Telejornalismo – Tutorial para Equipes de Imprensa Jovem

Orientações iniciais para a produção de reportagens para TV e Internet

Publicado em: 22/03/2017 16h33 | Atualizado em: 30/11/2020

Telejornalismo_Tutorial_para_Equipes_Imprensa_Jovem_740_x_430.jpg

Por Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME

A produção de reportagens para TV e internet é um trabalho coletivo e que exige planejamento. Para sua boa execução, é necessário:

  • Escolher um assunto interessante aos estudantes ou à comunidade (definição da pauta)
  • Criar um roteiro com um passo a passo sobre como a reportagem será realizada e editada (onde e quando serão realizadas as gravações, quem serão os entrevistados, se haverá locução ou não, entre outros detalhes).
  • Editar o material para escolher as informações que a equipe julgar importante.
  • Definir o(s) canal(s) para divulgação


Equipe

A produção de uma reportagem telejornalística é colaborativa e exige a participação de:

  • Cinegrafista (quem filma)
  • Repórter (quem entrevista)
  • Produtor (quem organiza tudo)

Em uma matéria podemos ter:

  • Repórter (quem apresenta a matéria)
  • Locutor (quem faz narrações durante a reportagem (também pode ser o próprio repórter))


Filmagem

A filmagem pode ser realizada combinando os seguintes planos :

Americano: o mais utilizado, sobretudo durante entrevista. A filmagem é realizada da cintura para cima

Fechado: para filmar detalhes, por exemplo: focar o rosto, as mãos, um objeto.

Aberto: a câmera filma todo o ambiente. Ideal para mostrar o local onde é realizado a entrevista ou destacar locais e ambientes que podem ajudar a entender melhor o assunto da reportagem.

Roteiro da reportagem

O roteiro pode ser produzido para duas situações:

Matérias frias – são aquelas que não dependem de sua atualidade para serem publicadas. Os entrevistados e as locações podem ser definidos com antecedência, assim como o roteiro de edição.

Matérias quentes – tratam de assuntos factuais, datados.
É necessário levantar os assuntos de interesse que devem ser abordados e as possibilidades de entrevista. Geralmente, nesses casos, o roteiro de edição é confeccionado após a gravação dos materiais, de acordo com o que foi produzido.

O roteiro de uma reportagem, seja para matérias frias ou quentes, deverá orientar não apenas o trabalho do repórter, mas também do cinegrafista, que poderá filmar, quando necessário, imagens de suporte para compor a reportagem.

Sequência do vídeo

Vinheta: (produção de curta duração – 3 a 5 segundos no máximo – que identifique o projeto ou o programa)

Cabeça da matéria: introdução da reportagem. Pode ser feita pelo repórter que conduz a matéria ou pelo âncora (em caso de bancada).

Reportagem: realizada pelo repórter, com apoio do cinegrafista.

Pé da matéria: Conclusão da matéria, apresentada pelo repórter que conduz a matéria ou pelo âncora (em caso de bancada)

Crédito: Fonte em branco, formato Arial
e fundo preto. Ficha técnica com nome da reportagem, apresentação da equipe por função na produção do filme (Repórter, Cinegrafista, Produtor, Locutores, Professor, nome da equipe ou projeto, contato, escola, apoio cultural).

Edição

Edição não é apenas um processo de seleção, colagem e mixagem de conteúdos com um software especifico. É uma visão escolhida pelos produtores para ser veiculada, exibida e divulgada. Portanto, cabe à equipe refletir: qual mensagem queremos passar com a nossa reportagem? Quais impactos nossa produção deve causar em quem vai assistir?

Há vários softwares que permitem a edição de uma reportagem. O mais comum é o Movie Maker. No entanto, alguns cuidados são necessários:

1. Depois da gravação, salve e organize o seu projeto em uma pasta no computador. Crie subpastas com os conteúdos (áudio, vídeo, foto, trilhas).

2. Assista ao tutorial do software de edição (é possível encontrar diversos pesquisando no Youtube).

3. Salve a produção em formato MP4

4. Compartilhe e divulgue a sua produção.

Dicas e cuidados importantes

Áudio – Tenha um microfone conectado à câmera ou então grave o áudio com outro dispositivo (celular, gravador digital). Na edição do material é possível trocar o áudio da câmera (que pode apresentar uma qualidade não satisfatória) com o áudio bom (registrado no dispositivo). O editor de vídeo sincroniza o áudio bom com a imagem boa.

Luz – Evite filmar em local com pouca luz. Se tiver que filmar em local fechado, faça a correção da luz com iluminação. Em filmagens externas, evite gravar contra a luz – isso pode prejudicar a qualidade da filmagem.

Autorização de imagem – Leve sempre autorização de uso de imagem para que o maior de idade possa assinar. No caso do menor idade, é preciso ter a autorização dos responsáveis.

Locações e espaços para filmagens – É muito importante conhecer e definir o local e espaços onde serão realizados as reportagens. Uma visita do produtor ou mesmo da equipe antes da realização da reportagem torna-se interessante para definir o roteiro da reportagem e otimizar o tempo.

Movimentos de câmeras – Quando bem utilizadas, podem enriquecer a produção. Seja a Panorâmica (giro entorno da câmera) Travelling (movimento da direita para esquerda ou vice-versa com a câmera), Zoom (aproximação e afastamento).

Captação da imagem – Além da captação das imagens necessárias para a produção básica da sua reportagem, procure gravar imagens extras que podem facilitar o processo de edição. No caso de entrevistados, uma boa ideia pode ser captar closes de movimentos de suas mãos e expressões faciais. Cuidado também com o cenário onde será realizada a entrevista. Evite a presença de objetos que possam destoar do tema que está sendo tratado ou que chamem mais atenção do que o entrevistado.

Equipamentos – Antes de gravar, verifique se há bateria suficiente, cabos, filmes, cartões de memória.

Autorizações – Vá ao local da reportagem apenas depois de receber todas as autorizações para gravar. Esta responsabilidade é do produtor, que deve entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da instituição, órgão ou empresa responsável pelo local onde será realizada a gravação para obter a autorização prévia.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.434