Notícias

SME realiza o IV Seminário Leituraço

Encontro contou com a presença de Professores, Bibliotecários e Coordenadores Pedagógicos.

Publicado em: 04/11/2016 16h02 | Atualizado em: 04/05/2021

seminario_leituraco_740_x_430.jpg

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, a 4ª edição do Seminário Leituraço, evento que, além de traçar um breve balanço da política de promoção e incentivo à leitura e literatura, também se propõe a dar visibilidade ao “Leituraço!2016”, atividade que se realizará entre os dias 7 e 18 de Novembro, em todas as unidades de Ensino Fundamental e nas unidades da rede direta da Educação Infantil, mobilizando o acervo disponível em toda a Rede Municipal de Ensino (RME).

Cerca de 900 pessoas, entre Professores Orientadores de Sala de Leitura, Coordenadores Pedagógicos e Bibliotecários dos Centros Educacionais Unificado (CEUs) participaram do evento que aconteceu no auditório da Universidade Nove de Julho, na Barra Funda onde a Secretaria Municipal de Educação Adjunta, Fátima Antônio, comentou sobre o projeto. “Este é um momento muito importante para todos nós. Durante a implementação da política de Reorganização Curricular que ocorreu em 2013, ficou evidenciada a temática étnico-racial e, um dos grandes desafios foi articular as ações no Núcleo de Educação Étnico-Racial a todos os outros núcleos e divisões da SME”, ponderou a Secretária Adjunta.

O Seminário aconteceu em dois períodos, com aproximadamente 450 participantes em cada um. Após as falas iniciais das autoridades, os participantes se dirigiram para as oficinas com temática étnico-racial como, por exemplo, a de “História da Cultura Africana e Afro-Brasileira – capoeira”, “Bonecas de pano Makena e Abayomi” e “Remexer na memória para contar nossa história”.

Sobre o Leituraço – O projeto “Leituraço!”, presente na Rede Municipal de Ensino (RME) desde 2014, propõe que a escolha de livros para serem lidos durante as atividades alinhe-se a uma perspectiva estética e política de valorização da cultura e história das populações afro-brasileira, indígena e imigrante, contribuindo, assim, para a desconstrução dos estereótipos que povoam o imaginário sobre estas populações e fortalecendo as identidades de estudantes e educadores.

Veja galeria de imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um menino sorrindo. Ele segura um giz amarelo na mão direita e está de frente para uma parede branca com alguns tijolinhos coloridos nas cores laranja, grafite, azul, rosa.
Estudantes escolhe material escolar em uma loja.
Estudantes em sala de aula.

Prefeitura de São Paulo fortifica ações de combate ao abandono escolar

Publicado em: 29/12/2023 8h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra mulher segurando um microfone, ela tem cabelos brancos e usa uma camiseta preta e óculos. Atrás dela, há um telão onde se lê

Estudantes do CIEJA Paulo Emílio Vanzolini relatam emoção de se formar

Publicado em: 29/12/2023 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e um adulto estão em área externa com enxadas e outros itens para manusearem a terra. No centro da imagem o adulto e um estudante estão ao redor de resíduos de folhas e terra.

SME recebe propostas de interessados em promover atividades do Rolê Agroecólogico

Publicado em: 29/12/2023 2h41 - em Alimentação Escolar

1 63 64 65 66 67 1.479