Notícias
SME participa da abertura da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista
A Divisão de Educação Especial falou sobre a Política Paulistana de Educação Especial
Publicado em: 04/04/2022 12h46 | Atualizado em: 04/04/2022
A Divisão de Educação Especial (DIEE) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), participou na sexta-feira (01), da Mesa de Abertura da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento foi uma ação intersecretarial com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e com a Escola Superior do Ministério Público.
A participação da SME ocorreu por meio da fala do Professor Thiago Pereira, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Assistente Técnico na DIEE, com a palestra “Educação Inclusiva: da Política Paulistana de Educação Especial às articulações intersecretariais em apoio aos estudantes com TEA.”
Na palestra o Professor Thiago Pereira reforçou a importância da utilização de processos de ensino para os estudantes com TEA. Para ele, “é importante o mapeamento fidedigno da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino, do Desenho Universal para a Aprendizagem e de propostas pedagógicas inclusivas para a criação de políticas públicas e construção de uma cultura de Educação Inclusiva nas escolas”.
Para aprimorar o processo ensino-aprendizagem dos estudantes com TEA, a DIEE participa de um Grupo de Trabalho Intersecretarial sobre a Rede de Atenção Municipal a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que permitirá uma linha de cuidado e atendimento para este público.
Além desta ação, a DIEE e os territórios da cidade de São Paulo estão constantemente aprimorando o atendimento para ampliar a autonomia e desenvolvimento pleno dos estudantes. O foco dos trabalhos é o ensino-aprendizagem e a busca de uma Educação na Perspectiva Inclusiva.
TEA na Rede Municipal de Ensino – A Política Paulistana de Educação Especial, tem como objetivo o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com TEA, a partir da Perspectiva da Educação Inclusiva. Ao todo a rede atende um conjunto de 6.247 estudantes identificados com TEA.
O mês de abril é marcado pela busca da conscientização e visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA), como forma de mobilizar a sociedade em busca de melhores condições e políticas públicas para este público.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Étnico-Racial
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Secretaria Municipal de Educação
Curso Normal Nível Médio na Rede Municipal, antigo magistério, é uma das opções de caminho profissional no Ensino Médio
Relacionadas
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Publicado em: 14/11/2025 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Publicado em: 14/11/2025 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Publicado em: 14/11/2025 11h55 - em Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Publicado em: 13/11/2025 6h07 - em Étnico-Racial
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Publicado em: 13/11/2025 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera