Notícias
SME participa da abertura da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista
A Divisão de Educação Especial falou sobre a Política Paulistana de Educação Especial
Publicado em: 04/04/2022 12h46 | Atualizado em: 04/04/2022
A Divisão de Educação Especial (DIEE) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), participou na sexta-feira (01), da Mesa de Abertura da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento foi uma ação intersecretarial com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e com a Escola Superior do Ministério Público.
A participação da SME ocorreu por meio da fala do Professor Thiago Pereira, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Assistente Técnico na DIEE, com a palestra “Educação Inclusiva: da Política Paulistana de Educação Especial às articulações intersecretariais em apoio aos estudantes com TEA.”
Na palestra o Professor Thiago Pereira reforçou a importância da utilização de processos de ensino para os estudantes com TEA. Para ele, “é importante o mapeamento fidedigno da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino, do Desenho Universal para a Aprendizagem e de propostas pedagógicas inclusivas para a criação de políticas públicas e construção de uma cultura de Educação Inclusiva nas escolas”.
Para aprimorar o processo ensino-aprendizagem dos estudantes com TEA, a DIEE participa de um Grupo de Trabalho Intersecretarial sobre a Rede de Atenção Municipal a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que permitirá uma linha de cuidado e atendimento para este público.
Além desta ação, a DIEE e os territórios da cidade de São Paulo estão constantemente aprimorando o atendimento para ampliar a autonomia e desenvolvimento pleno dos estudantes. O foco dos trabalhos é o ensino-aprendizagem e a busca de uma Educação na Perspectiva Inclusiva.
TEA na Rede Municipal de Ensino – A Política Paulistana de Educação Especial, tem como objetivo o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com TEA, a partir da Perspectiva da Educação Inclusiva. Ao todo a rede atende um conjunto de 6.247 estudantes identificados com TEA.
O mês de abril é marcado pela busca da conscientização e visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA), como forma de mobilizar a sociedade em busca de melhores condições e políticas públicas para este público.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Carrão recebe oficina de extração, armazenamento e oferta de leite materno
Secretaria Municipal de Educação
Artigo do secretário Fernando Padula destaca benefícios das parcerias publico-privadas na Educação
Secretaria Municipal de Educação
Educateca: SME divulga acervo com matérias do Programa Boas Práticas Escolares da TV Cultura
Diretoria Regional de Educação Butantã
Revista Imprensa Jovem chega à 9ª edição com o tema mudanças climáticas
Diretoria Regional de Educação Butantã
SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as DREs
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental
Relacionadas

CEU Carrão recebe oficina de extração, armazenamento e oferta de leite materno
Publicado em: 24/07/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Artigo do secretário Fernando Padula destaca benefícios das parcerias publico-privadas na Educação
Publicado em: 24/07/2025 11h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Educateca: SME divulga acervo com matérias do Programa Boas Práticas Escolares da TV Cultura
Publicado em: 24/07/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Revista Imprensa Jovem chega à 9ª edição com o tema mudanças climáticas
Publicado em: 24/07/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as DREs
Publicado em: 23/07/2025 11h52 - em Diretoria Regional de Educação Butantã