Notícias

SME participa da abertura da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

A Divisão de Educação Especial falou sobre a Política Paulistana de Educação Especial

Publicado em: 04/04/2022 12h46 | Atualizado em: 04/04/2022
Fotografia de um um homem falando em um púlpito ao lado de um rapaz que faz interpretação em Libras

A Divisão de Educação Especial (DIEE) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), participou na sexta-feira (01), da Mesa de Abertura da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento foi uma ação intersecretarial com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e com a Escola Superior do Ministério Público.

A participação da SME ocorreu por meio da fala do Professor Thiago Pereira, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Assistente Técnico na DIEE, com a palestra “Educação Inclusiva: da Política Paulistana de Educação Especial às articulações intersecretariais em apoio aos estudantes com TEA.”

Na palestra o Professor Thiago Pereira reforçou a importância da utilização de processos de ensino para os estudantes com TEA. Para ele, “é importante o mapeamento fidedigno da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino, do Desenho Universal para a Aprendizagem e de propostas pedagógicas inclusivas para a criação de políticas públicas e construção de uma cultura de Educação Inclusiva nas escolas”.

Para aprimorar o processo ensino-aprendizagem dos estudantes com TEA, a DIEE participa de um Grupo de Trabalho Intersecretarial sobre a Rede de Atenção Municipal a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que permitirá uma linha de cuidado e atendimento para este público.

Além desta ação, a DIEE e os territórios da cidade de São Paulo estão constantemente aprimorando o atendimento para ampliar a autonomia e desenvolvimento pleno dos estudantes. O foco dos trabalhos é o ensino-aprendizagem e a busca de uma Educação na Perspectiva Inclusiva.

TEA na Rede Municipal de Ensino – A Política Paulistana de Educação Especial, tem como objetivo o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com TEA, a partir da Perspectiva da Educação Inclusiva. Ao todo a rede atende um conjunto de 6.247 estudantes identificados com TEA.

O mês de abril é marcado pela busca da conscientização e visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA), como forma de mobilizar a sociedade em busca de melhores condições e políticas públicas para este público.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de fundo cinza com a marca dágua do brasão da Cidade de São Paulo - Educação em branco

Contratação de temporários durante o período eleitoral

Publicado em: 11/09/2024 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Agosto Indígena

CEUs da capital oferecem programação especial durante o Agosto Indígena

Publicado em: 05/07/2024 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Conde

Programa de Apoio Pedagógico promove protagonismo estudantil na EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo

Publicado em: 05/07/2024 5h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Carro itinerante Educamóvel 2
Fotografia mostra crianças em um brinquedo inflável de futebol de sabão.
1 2 3 1.465