Notícias
SME oferece 250 vagas para curso Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes
A formação será on-line e acontecerá entre os dias 25 de abril e 30 de maio; inscrições são feitas mediante manifestação de interesse em dar aulas no Projeto Abertas
Publicado em: 14/04/2023 16h37 | Atualizado em: 18/04/2023
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo realiza o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes” para formar educadores da Rede Municipal para docência de Língua Portuguesa aos migrantes que vivem em São Paulo. Serão oferecidas 250 vagas distribuídas em 5 turmas e as atividades acontecem de 25 de abril a 30 de maio.
Podem participar Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio. A formação possui carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas à distância, 8 horas de atividades síncronas e 2 horas presenciais.
As inscrições serão automáticas, mediante indicação das Divisões Pedagógicas (DIPEDs), das Diretorias Regionais de Educação. Os interessados que manifestarem, previamente, interesse em ministrar o Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes serão selecionados mediante contato com as DIPEDs.
Alguns dos objetivos são compreender procedimentos metodológicos do ensino de língua portuguesa para imigrantes, contribuir para o fortalecimento da cidadania e acesso aos serviços públicos, bem como inserção na cultura brasileira, trocar experiências de vivências cotidianas nos diversos contextos educacionais na cidade de São Paulo; entre outros.
Confira o cronograma:
1º Encontro Síncrono – 25/04 19 às 21h | 27/04 9 às 11h
– Apresentação do Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes e do CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes):
– Relações culturais, fluxos migratórios.
– Panorama da migração no mundo e no Brasil.
– Política migratória nacional em São Paulo.
2º Encontro Síncrono – 02/05 19 às 21h | 04/05 às 11h
Apresentação da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (CPMig – SMDHC).
– Serviços públicos disponíveis aos imigrantes da Cidade de São Paulo;
– Políticas da cidade de São Paulo; mecanismos de participação.
3º Encontro Síncrono – 09/05 19 às 21h | 11/05 às 11h
Apresentação sobre o ensino de português como língua de acolhimento para migrantes.
4º Encontro Presencial – 15 a 19/05
Práticas pedagógicas do “Portas Abertas” na Rede Municipal de Ensino. Apresentação de professores/as que já atuam no projeto nos territórios.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias
Secretaria Municipal de Educação
Campanha de Mobilização contra a Dengue acontece de 18 a 29 de novembro
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o III Foro de Debate da Supervisão Escolar Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria de Educação de São Paulo abre inscrições para submissão de projetos artísticos
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o VII Congresso Municipal de Educação
Relacionadas
DREs divulgam classificação definitiva de candidatos a eventual contratação temporária
Publicado em: 25/06/2024 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação
SME abre consulta para chamamento público para a implantação, operação e conservação de Bebetecas em 22 CEUs
Publicado em: 25/06/2024 2h56 - em Secretaria Municipal de Educação
Mais de 100 agências dos Correios são postos de retirada do Programa Leve Leite da Prefeitura de São Paulo
Publicado em: 25/06/2024 9h16 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo está distribuindo mais de 375 mil cestas básicas para as famílias dos estudantes em situação de vulnerabilidade durante as férias escolares
Publicado em: 24/06/2024 1h12 - em Secretaria Municipal de Educação
SME promove a sua 10ª Jornada Pedagógica para Educação Infantil Paulistana
Publicado em: 24/06/2024 12h26 - em Educação Infantil