SME e Instituto Península promovem Projeto Impulsiona

Evento esportivo capacitou 170 alunos da rede municipal de ensino

Publicado em: 24/08/2018 13h48 | Atualizado em: 04/05/2021

impulsiona_740x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), em parceira com o Instituto Península, promoveu no sábado, 30 de junho, o “1º Encontro de Alunos Líderes do Impulsiona Educação Esportiva”, programa de educação esportiva que utiliza o esporte como ferramenta no desenvolvimento integral dos alunos.

A iniciativa aconteceu no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos e, na ocasião, foram capacitados cerca de 170 alunos e 60 professores de escolas da rede municipal de ensino. Durante o evento, que durou toda a manhã e parte da tarde, os jovens foram estimulados a pensar sobre a importância do esporte, protagonismo, inclusão e a participar de um festival esportivo praticando diferentes modalidades.

Para a professora de Educação Física da EMEF Professor Aurélio Arrobas Martins, Elisangela Gama, o encontro não incentivou apenas os alunos. “O evento tem tudo a ver com o que eu imaginei que fosse e é um grande circuito de experiência. Nós, professores. também fomos incentivados. Nós ficamos super empolgados e estamos montando um planejamento para encaixar as atividades no calendário escolar e envolver toda a escola”, afirmou Elisangela.

A aluna Vivian Gabriele, de 14 anos, da EMEF Milton Pereira Costa, disse que o evento valeu muito a pena. “Eu achei muito legal o dia. Nunca me diverti tanto. Vamos fazer o festival esportivo lá na escola com brincadeira da corda, skate e muitas coisas que estamos planejando. Das ideias que estamos tendo o principal é o handebol e também as brincadeiras que vimos aqui e gostamos muito”, disse Vivian.

Esta é a primeira vez que o evento acontece e cada escola participante recebeu um recurso de 500 reais para planejar e realizar um Festival Esportivo nas suas escolas nos meses de agosto e setembro. Novos encontros acontecerão nos próximos meses para acompanhamento e avaliação dos projetos.

Sobre o Impulsiona

O Impulsiona é o programa de educação esportiva do Instituto Península que utiliza o esporte como ferramenta no desenvolvimento integral dos alunos e pretende incentivar a prática de novas modalidades, trabalhar as competências socioemocionais, estimular a inclusão e fortalecer a cultura esportiva na comunidade escolar através de cursos e conteúdos gratuitos.

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), oferece formações para que professores e coordenadores pedagógicos se tornem parceiros na missão de fomentar novas modalidades, trabalhar importantes competências com crianças e jovens por meio dos valores do esporte e tornar as escolas mais ativas.

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar