Notícias

SME e Instituto Moreira Salles promovem curso sobre Clarice Lispector para professores da rede municipal de SP

Inscrições começam a partir desta quinta-feira (21); participantes farão visitação online mediada em exposição do IMS

Publicado em: 20/10/2021 10h00 | Atualizado em: 19/10/2021
Imagem com fundo azul claro no quadrante esquerdo na parte superior segue o texto "Curso Infâncias em Clarice Lispector", na parte inferior a figura de três crianças. No quadrante direito superior tem três nuvens.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo Técnico de Currículo, em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), promove o curso “Infâncias em Clarice Lispector”, dedicado à obra da escritora. As inscrições poderão ser feitas a partir desta quinta-feira (21), às 12h30, até o preenchimento das vagas. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Serão ofertadas duzentas vagas, em quatro turmas. Podem participar professores de ensino fundamental, coordenadores e diretores das escolas da rede municipal de São Paulo.

A formação online é coordenada pelo Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) e possui carga horária total de 20 horas. Serão quatro aulas síncronas, na plataforma Zoom, nos dias 10, 17, e duas visitas guiadas à exposição “Constelação Clarice”, dedicada à Clarice Lispector, no Instituto Moreira Salles (IMS), nos dias 23 e 25, sempre das 19h às 21h.

As aulas serão ministradas pela professora Mell Sauter Brites Guimarães, mestra em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e editora executiva do grupo Companhia das Letras.

A primeira parte do curso discutirá os textos de Clarice Lispector que têm como tema a infância, como “Felicidade Clandestina”, “Restos do Carnaval”, “Os desastres de Sofia”, “Cem anos de perdão.”

A segunda parte tratará da obra infantil de Clarice, como “A mulher que matou os peixes”, “A vida íntima de Laura”, “O mistério do coelho pensante”.

Já nas visitas virtuais, os participantes poderão focar no núcleo documental da exposição e nas obras de arte contemporâneas.

Para Samir Mustapha, coordenador do projeto AEL na SME, o universo clariciano dialoga com a infância nos textos voltados para o público adulto, e a obra propriamente infantil da autora tem como marca o respeito ao leitor criança, na narrativa bem construída pela grande escritora.

“Os professores e estudantes do projeto AEL são grandes leitores da obra da Clarice Lispector. Porém, o enfoque dado no curso propiciará que novas perspectivas sejam abordadas na literatura da autora. O curso irá propor pensar a literatura como uma experiência lúdica e prazerosa, ainda que toque em temas difíceis, marca na obra da Clarice Lispector, e contribuirá para o desenvolvimento crítico e criativo”, afirma.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o texto

Manual para participar do Prêmio Parlamento Jovem Paulistano 2024 está disponível  

Publicado em: 23/04/2024 5h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Elza Soares

Prefeitura inaugura creche em homenagem à cantora Elza Soares na região do Jaçanã 

Publicado em: 23/04/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS 

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 2 3 1.441