Notícias

SME e Comitê Paralímpico Brasileiro oferecem cursos que promovem acessibilidade na Educação Física

Os cursos são voltados para educadores, visando capacitá-los para incluir seus estudantes com deficiência de forma plena e respeitosa nas aulas.

Publicado em: 09/09/2025 11h37 | Atualizado em: 10/09/2025
Fotografia de crianças em uma quadra jogando basquete. Imagem ilustra notícia sobre cursos de acessibilidade.

Imagem ilustra notícia sobre cursos de acessibilidade.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou a formação “Atividades Motoras para Estudantes com Síndrome de Down”. O curso foi voltado para professores e analistas de Educação Física, de forma a garantir que estes tenham preparo para garantir que os seus estudantes portadores da Síndrome de Down se desenvolvam adequadamente, além de serem incluídos de forma igualitária nas aulas.

A formação foi realizada de forma online através da plataforma Zoom, ministradas pelo professor Fábio Bertapelli. O professor foi coordenador do Projeto Multicêntrico de Competência Motora Para a Deficiência Intelectual e Síndrome de Down no Brasil e Estados Unidos.

O propósito desta formação é reafirmar o compromisso com uma educação que seja inclusiva, justa e integral, reconhecendo o Esporte Educacional como um recurso estratégico para garantir direitos e favorecer o desenvolvimento global de todos os estudantes. Dessa forma, a iniciativa oferece ao professor ou analista de Educação Física orientações que contribuem para que o aluno com Síndrome de Down tenha acesso a experiências de aprendizagem, crescimento, convivência e inclusão de forma equitativa e respeitosa, utilizando a atividade física e o esporte como meios de apoio.

No momento estão abertas as vagas para a formação “Atividades Motoras para Estudantes com TEA”, também em parceria com o CPB, que ocorrerá de forma online entre os dias 19/09 a 14/10. Para realizar a inscrição e acessar mais informações sobre o curso, acesse o link.

Este curso se mostra essencial ao colaborar com o desenvolvimento integral do estudante, ampliando suas possibilidades de comunicação corporal, interação social e trabalho coletivo em diferentes práticas motoras. Tudo isso acontece valorizando as particularidades de cada criança e proporcionar vivências inclusivas em jogos, esportes, danças e demais atividades. Com isso, então, o curso contribui para fortalecer a autonomia, o engajamento e o bem-estar físico e emocional, promovendo uma educação mais justa e de qualidade.

Confira mais notícias da educação municipal.

Notícias Mais Recentes

«1 2 3 1.578