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Série “Mídia Criança” – Mídias Sociais na Educação Infantil – EMEI Nelson Mandela

Canais de comunicação virtuais estreitam a relação entre unidades da Educação Infantil e comunidade

Publicado em: 29/08/2017 17h33 | Atualizado em: 30/11/2020

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Os blogs e mídias sociais, como o Facebook, têm se tornado ferramentas importantes para estreitar a relação entre escola e comunidade. Por meio destes recursos, as famílias têm acesso a informações como projetos e atividades escolares, repercussão de eventos culturais e sociais, conteúdos de interesse de pais e educadores e até a veiculação de recados ou lembretes sobre a rotina da unidade.

Segundo Carlos Lima, Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação, “as famílias, quando informadas sobre estes canais de comunicação, os utilizam para se manterem informadas, participam com comentários e compartilham as publicações”.

Acompanhe, abaixo, uma entrevista com a Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nelson Mandela, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, sobre o potencial do uso destes canais de comunicação na Educação Infantil.

Porque utilizar o blog ou facebook ao invés de mídias tradicionais, como o jornal?

Tivemos uma experiência com a elaboração de um jornal em nossa escola e não demos continuidade ao projeto. Vários foram os motivos, dentre eles o tempo e material exigido para um bom trabalho. Avaliamos que, apesar do protagonismo infantil ser considerado para definir a pauta que seria publicada, o trabalho ficava sob a responsabilidade do professor e o envio do jornal às famílias não nos dava o retorno que esperávamos. Optar pelas mídias sociais levou em consideração a rapidez necessária para a divulgação de alguns assuntos e, principalmente, a interatividade que só os meios digitais podem oferecer. A agilidade na comunicação e o retorno imediato às nossas publicações foram pontos decisivos para o nosso investimento nas publicações diárias que fazemos. Em nossa escola, o blog e a página no Facebook fazem parte do nosso Projeto Político Pedagógico. Criar um canal virtual de comunicação permanente com nossas famílias e interessados em educação foi uma decisão que levou em consideração algumas avaliações que fizemos, considerando:

– o contido no Documento – Orientações Curriculares – quando se propõe a “…criar um recurso de comunicação que informe as famílias das crianças matriculadas nas instituições de educação Infantil da rede municipal de ensino sobre as perspectivas de trabalho pedagógico que estão sendo discutidas nas unidades” e o desejo que o referido documento revela quanto ao “…fortalecimento de uma cultura profissional comprometida com a mediação da aprendizagem das crianças, por meio da formulação de metas comuns, da troca de experiências e de materiais, de intercâmbio de registros entre os professores que trabalham com as mesmas turmas em diferentes unidades”;

– o objetivo primeiro do nosso Plano de Metas, qual seja: envolver toda a Comunidade Escolar na elaboração, reflexão, avaliação do nosso Projeto Pedagógico;

– a necessidade de incrementar as formas de comunicação entre a escola e a comunidade, tornando-as mais ágeis e eficazes;

– a observância da Missão da Escola, qual seja: oferecer serviços de qualidade à nossa Comunidade;

– a possibilidade de registrar a avaliação dos pais e funcionários sobre as diversas ações desencadeadas pelas várias instâncias administrativas da Secretaria Municipal de Educação;

– o desejo das equipes da escola em ver seu trabalho divulgado e consequentemente reconhecido pela qualidade, seriedade e compromisso com que é realizado.

Como as mídias sociais têm apoiado as iniciativas pedagógicas da escola?

Mantemos páginas nas redes sociais desde 2008 e alguns resultados nos surpreenderam desde então. O envolvimento das famílias com os projetos didáticos é total. Saberem o que está acontecendo na escola as aproximou de seus filhos, possibilitando conversar com eles sobre o dia que tiveram na escola. Além disso, um retorno positivo não esperado foi o surgimento de inúmeras parcerias. Ao despertar o interesse pela nossa forma de trabalhar, somos constantemente procurados por profissionais das mais diversas áreas do conhecimento dispostos a nos ajudar. Essas iniciativas envolvem ações diretas com as crianças e a formação dos nossos professores, o que enriquece o nosso PPP.

Além disso, a divulgação de nossas práticas desperta a curiosidade de muitos profissionais ligados à educação. Para atender a demanda por conhecer a escola, recebemos equipes de outras escolas e outros estados, portanto, a troca de experiências extrapolou o mundo virtual e acontece todas as segundas-feiras com a equipe gestora.

Um dado fundamental que não posso deixar de pontuar é que conseguimos desconstruir o mito que persistia em habitar o universo da nossa comunidade em relação ao trabalho na educação infantil. Não foram raros os questionamentos sobre o que ensinávamos para nossas crianças e se elas só vinham brincar. Conseguimos, aos poucos, demonstrar que brincamos e aprendemos muito e ao mesmo tempo.

Quais conteúdos e informações sao veiculados no blog e Facebook? Os pais e ou as crianças pautam as informações que são veiculadas?

São estruturas e temas tratados de forma diferenciada. O nosso blog divulga o material escrito que produzimos. Pela impossibilidade de oferecermos uma cópia de toda a documentação administrativa e pedagógica que construímos às famílias, optamos por utilizá-lo. É, portanto, uma forma de disponibilizar para consulta o nosso Projeto Político Pedagógico. Nele, em algumas vezes, publicamos textos elaborados pela gestão. Ainda temos como objetivo que os professores produzam textos para publicá-los.

Na página do Facebook, a abertura de álbuns específicos definem os conteúdos. Temos a seguinte estrutura:

1)Portfólio Virtual de cada grupo classe – os professores são responsáveis por alimentar o álbum de seu grupo com registros fotográficos e legendas. As fotos são tiradas pelos professores e pelas crianças.

2)Portfólio de matérias sobre a EMEI Nelson Mandela na imprensa escrita – Clipping

3)Portfólio de vídeos com matérias veiculadas sobre a EMEI Nelson Mandela – Videoteca

4)Portfólio de vídeos de atividades com nossas crianças

5)Cardápio Escolar

6)Eventos, Momentos e Talentos – registro fotográfico de eventos coletivos promovidos pela escola.

7)Lembranças – resgate fotográfico de ex-alunos e funcionários

Como é definido o que será veiculado nestes canais de comunicação ?

O Login e senha são coletivos, portanto, qualquer funcionário da escola pode postar ou comentar publicações. Como disse, a organização das páginas define o conteúdo para o blog e Facebook.

Como vocês realizam a mediação junto aos comentários dos participantes?

A mediação é feita pela direção escolar quando os comentários ensejam explicações ou ponderações mais específicas. Isso dificilmente acontece. As professoras respondem, geralmente, quando o comentário é feito nos portfólios do grupo de crianças.

Que dicas e cuidados você daria para a boa gestão de um blog e/ou Facebook?

Bem, existem alguns cuidados básicos para quem pretende divulgar seu trabalho nas redes sociais ou em um blog. Com a experiência que temos, adotamos alguns procedimentos, entre eles:

– preenchimento, no ato da matrícula, de uma autorização de uso de imagem e voz para publicações nas redes sociais ou em matérias, reportagens, livros sem fins lucrativos e especializados em educação.

– reunião inicial com pais para explicar os objetivos de um projeto que deve estar bem fundamentado. No nosso caso, os registros fotográficos fazem parte da documentação pedagógica da escola e são utilizados nos momentos de formação de nossos professores.

– evitamos tirar fotos individuais das crianças. Geralmente estão em grupo e realizando uma proposta de trabalho.

Para conhecer os canais de comunicação da EMEI Nelson Mandela, acesse:

BLOG

FACEBOOK

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Série “Mídia Criança” – Clic! A fotografia sob o olhar da criança

Série “Mídia Criança” – “Blog para Educação Infantil, uma construção colaborativa”

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