Notícias

Seminário – O Currículo da Cidade em Pauta

Debates incluíram temas como Tecnologia, Educação Inclusiva e Desenvolvimento Sustentável

Publicado em: 24/04/2018 12h02 | Atualizado em: 04/05/2021

seminario_curr_cidade_740x430.jpg

No último dia 18 de abril, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou o seminário “O Currículo da Cidade em Pauta” na Uninove, Campus Memorial. O encontro promoveu a apresentação das diretrizes do Currículo da Cidade de São Paulo e contou com a participação de Diretores Regionais de Educação, Diretores e representantes das Divisões Pedagógicas (DIPEDs), Coordenadores do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) e do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), Supervisores Escolares, Equipes Gestoras e Professores de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBSs).

O Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, agradeceu aos profissionais da Rede que participaram da construção do novo Currículo da Cidade de São Paulo. “Ele é inovador porque é o primeiro do Brasil a se alinhar com a Base Nacional Curricular e também respeita a tradição ao se alinhar a partir da nossa história e não da história de outros”, afirmou o Secretário.

Para Leila Oliva, Coordenadora Geral da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME, o currículo só se constituirá na interação que se dá na sala de aula entre professores e estudantes. “Nosso currículo incorpora, em seus princípios, o conceito de Educação Integral vista como o desenvolvimento de todas as potencialidades dos sujeitos, seja cognitiva, emocional ou social”, explicou Leila.

A mesa de debate sobre o Currículo, realizada no período da manhã, contou com a participação do Diretor do Núcleo Técnico de Currículo da SME, Wagner Palanch, da Diretora da Divisão de Educação Especial da SME, Silvana Drago e da Diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido. A mediação foi feita pela Coordenadora do Núcleo de Educação para as Relações Raciais da SME, Professora Doutora Vera Lúcia Benedito.

No período da tarde, ainda sob a mediação da Coordenadora do Núcleo de Educação para as Relações Raciais da SME, ocorreu um ciclo de debates que tocou em temas como Tecnologia, Educação Inclusiva e Desenvolvimento Sustentável.

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Assessora da Divisão de Educação Especial da SME, falou sobre a “Educação Inclusiva no Currículo da Cidade”. A pesquisadora citou que a equipe gestora é peça fundamental para a constituição de uma escola democrática e participativa, pois pode concretizar a unidade educacional como um espaço para o compartilhamento de responsabilidades e compromissos coletivos em torno de objetivos comuns. “O papel da gestão não é meramente burocrático, mas também político e pedagógico, principalmente frente à empreitada de tornar a escola inclusiva”, enfatizou a assessora. Anna falou também sobre a necessidade dos professores terem uma formação qualificada e de estruturar o currículo em torno de uma educação diversificada, pautada no planejamento e na avaliação.

Para falar sobre “Currículo e Tecnologias para a Aprendizagem” esteve presente Regina Célia Gavassa, do Núcleo de Tecnologias para a Aprendizagem da SME. Ela traçou um breve histórico dos 30 anos da Informática Educativa na Rede Municipal de Ensino e falou sobre o crescente número de escolas que estão trabalhando com projetos de robótica – em 2017, 425 unidades demonstraram interesse em trabalhar com esta linguagem. Citou os três eixos do trabalho com tecnologias no ambiente escolar: Programação, Tecnologias da Informação e Comunicação e Letramento Digital, apresentando as práticas correntes das escolas. Por fim, enfatizou que “pensamento computacional não é estruturar o raciocínio como o de uma máquina, é pensar sobre o funcionamento das coisas”.

Com o tema “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Articulação com o Currículo”, a especialista em Diplomacia Ambiental pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), Bárbara da Costa Pinto Oliveira, falou sobre as quatro dimensões da educação para o Desenvolvimento Sustentável – espaço físico, relações humanas, práticas pedagógicas e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Ela destacou também as três abordagens pedagógicas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, sendo elas: a abordagem centrada no estudante, a aprendizagem orientada para a ação e a aprendizagem transformadora. Bárbara enfatizou que já é corrente, nas escolas municipais, a presença de práticas sustentadas por estes conceitos, e deu como exemplo o trabalho com hortas pedagógicas.

Apresentações Culturais

A abertura do evento contou com a apresentação do Coral dos estudantes da EMEF Padre Antônio Vieira, da DRE Penha. No período da tarde, a apresentação cultural ficou por conta a estudante Lavínia Aisar Dutra, da EMEF Dias Gomes, da DRE Guaianases. A garota, com voz e violão, interpretou sucessos dos cantores Almir Sater, Lulu Santos, Tiago Iorc e Ed Sheeran.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440