Notícias

Secretaria Municipal de Educação realiza avaliação da Educação Infantil

Aplicação ocorrerá entre os dias 16 e 25 de outubro em 65 EMEIs

Publicado em: 15/10/2019 15h37 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem de crianças sentadas brincando com brinquedos de montar nas cores azul, amarelo, verde e vermelho

 

A Prefeitura de São Paulo e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) irão avaliar a qualidade da Educação Infantil que é oferecida na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo (RMESP) para crianças de 4 a 5 anos matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O método a ser utilizado é o do instrumento de Observação de Aspectos Essenciais dos Ambientes de Aprendizagens (Measure of Early Learning Environments – MELE).

O cronograma de aplicação obedece ao seguinte calendário: início em 16 de outubro e término no dia 25 do mesmo mês, em 65 EMEIs, sendo escolhidas entre 4 e 7 de cada Diretoria Regional de Educação (DRE), levando em consideração os seguintes critérios de seleção que expressem a realidade da RMESP, como por exemplo, unidades centrais e periféricas, número de crianças atendidas, crianças com deficiência e número de escolas em cada DRE. Em cada UE serão avaliadas uma turma de Infantil I (crianças de 4 anos) e uma turma de Infantil II (crianças de 5 anos), sorteadas previamente.

O instrumento avaliativo será aplicado por um agente externo à unidade educacional, que coletará informações observando o cotidiano de uma turma de pré-escola e não se propõe a fazer ranqueamento, nem mesmo avaliar a competência dos professores mensurando as aprendizagens ou o desenvolvimento das crianças, entre outros.

Parceria com a Fundação MCSV

A parceria começa com o Plano Municipal pela Primeira Infância e, em seguida, com um acordo firmado pelo Decreto n° 58.514 de 14 de novembro de 2018, visa “garantir as condições para a articulação intersetorial dos programas, projetos e ações para o atendimento integral na primeira infância”, entre as Secretarias Municipais de Educação, da Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social.

Por se tratar de Acordo de Cooperação Técnica a parceria não envolve a transferência de recursos financeiros entre as partes, nem a celebração de comodato, doação de bens ou qualquer outra forma de compartilhamento de recurso patrimonial.

A próxima etapa prevê a aplicação da mesma metodologia, considerando as especificidades das crianças bem pequenas, aos Centros de Educação Infantil (CEIs), que atendem crianças de 0 a 3 anos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de professora de educação infantil

Prefeitura de São Paulo prorroga concursos públicos da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em: 21/05/2025 9h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de varias pessoa no palco

DRE G celebra aniversário de 164 anos de Guaianases 

Publicado em: 20/05/2025 9h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

fotografia de professor fazendo libras em uma sala de aula

Inscrições abertas para os professores atuarem na EMEBS Helen Keller

Publicado em: 19/05/2025 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Na imagem, quatro crianças se divertem em uma piscina. Três meninas estão mais próximas da câmera, sorrindo. Todas estão com roupas de banho coloridas e molhadas. Ao fundo, um menino também está na água, com os braços abertos e expressão animada.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias na capital paulista

Publicado em: 19/05/2025 2h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas com roupas socias

Prefeitura de Jundiaí visita CEU Rei Pelé e CEU Papa Francisco

Publicado em: 19/05/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

1 8 9 10 11 12 1.527