Notícias
SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas
Parceria que acontece desde 2021 já impactou mais de 8 mil estudantes com ações educativas e plantio de miniflorestas em 19 unidades educacionais
Publicado em: 23/04/2025 16h28 | Atualizado em: 04/08/2025
Discutir a regeneração dos ecossistemas e a relação com questões climáticas é cada vez mais urgente, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a organização sem fins lucrativos formigas-de-embaúba estão desenvolvendo um projeto para sensibilização dos estudantes, professores e comunidade escolar para essas questões através do plantio colaborativo de miniflorestas e ações de educação ambiental.
A parceria acontece desde 2021 e nesta quarta-feira (23) o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, e o diretor da organização, Rafael Ribeiro, participaram da assinatura do termo aditivo para fortalecer e ampliar as ações da parceria. Também participaram da assinatura o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, e a chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, Luciana Feldman.
Desde 2021 foram mais de 8 mil estudantes atendidos pelo projeto e mais de 1.950 professores que participaram das formações. Somente em 2024 foram mais de 1.976 árvores plantadas de 134 espécies diferentes. De acordo com o Secretário Fernando Padula esses números refletem a importância da continuidade do projeto.
“A educação ambiental é um dos compromissos da Rede Municipal e estamos trabalhando para formar jovens protagonistas no enfrentamento aos desafios ambientais. E junto com instituições como a formigas-de-embaúba fortalecemos essas ações que dialogam com o nosso Currículo da Cidade e ultrapassam os muros”, destacou.
“Esta parceria representa mais uma oportunidade de transformar realidades locais, estimular práticas sustentáveis e fomentar o protagonismo das novas gerações na construção de uma cidade mais verde e resiliente. A iniciativa também reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo em promover mais qualidade de vida a toda população”, destaca o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Já são 19 unidades educacionais que contam com miniflorestas que foram plantadas de forma colaborativa e trazem diversos benefícios todo o território, como desenvolver corredores de biodiversidade na cidade, combater as ilhas de calor, aumentar a infiltração de água no solo, melhorar a qualidade do ar, produzir alimentos, além de serem verdadeiras salas de aula ao ar livre com espaços de aprendizagem e contato com a natureza.
Antes do plantio são realizadas diversas vivências coordenadas por educadores ambientais da formigas-de-embaúba para promover a educação ambiental crítica. Os professores e coordenadores também participaram de formações para prepará-los para para que possam desenvolver projetos interdisciplinares tendo como tema central o plantio de miniflorestas.
“As miniflorestas urbanas nas escolas não são apenas ferramentas pedagógicas — elas são também soluções baseadas na natureza, que ajudam a enfrentar os efeitos das mudanças climáticas nas cidades. Ao criar ilhas de sombra, aumentar a infiltração de água no solo e melhorar a qualidade do ar, essas florestas contribuem diretamente para o bem-estar e a saúde das crianças, sobretudo diante do aumento das ondas de calor. Plantar miniflorestas é também semear pertencimento, cuidado com o território e educação ambiental crítica. Nosso compromisso, junto à Secretaria Municipal de Educação, é ampliar essa ação na rede e torná-la uma política pública capaz de transformar o cotidiano escolar e o futuro climático da cidade”, destacou Rafael Ribeiro, diretor da formigas-de-embaúba
As ações da parceria são coordenadas pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da SME que tem como premissa articular as ações com o Currículo da Cidade em uma perspectiva interdisciplinar, destacando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Matriz de Saberes.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Fli Sampa nos CEUs: Valter Hugo Mãe e Simone Paulino participam de encontro no CEU Jambeiro na próxima sexta-feira (22)
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Irineu Marinho desenvolve Sequência Didática para fortalecer a Leitura e Escrita
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Profº Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho promove manhã de autógrafos com o Projeto “Estrelas Literárias”
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Programa "Café com o Prefeito” estreia valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo inicia jornada de 09h nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental dos novos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Protagonismo estudantil marca abertura do II Festival Internacional Literário de São Paulo (Fli Sampa)
Relacionadas

Fli Sampa nos CEUs: Valter Hugo Mãe e Simone Paulino participam de encontro no CEU Jambeiro na próxima sexta-feira (22)
Publicado em: 20/08/2025 4h29 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

EMEF Irineu Marinho desenvolve Sequência Didática para fortalecer a Leitura e Escrita
Publicado em: 20/08/2025 12h54 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

EMEF Profº Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho promove manhã de autógrafos com o Projeto “Estrelas Literárias”
Publicado em: 20/08/2025 12h44 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Programa “Café com o Prefeito” estreia valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 20/08/2025 10h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Prefeitura de São Paulo inicia jornada de 09h nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental dos novos CEUs
Publicado em: 19/08/2025 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação