Notícias
Robótica e Gamificação : SME apresenta sua proposta na Campus Party 2016
Coordenadoras do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem falam sobre o projeto de Game e Robótica nas escolas da Rede
Publicado em: 04/02/2016 11h52 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria redigida pela Rádio BNE, equipe da Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves
Reportagem : Edson Candido, Júlio César de Arruda, Victor Hugo Gelain, Fabricio Nascimento e João Victor Machado
Ao andar pelos corredores do Anhembi durante a Campus Party 2016, nossa equipe se deparou, como de costume, com muitas pessoas ligadas em games, redes sociais e vídeos do Youtube. Entre as muitas palestras e olhando que acontecia por lá, havia gente preocupada em fazer com que tudo isso não deixasse de ser uma forma de aprendizado.
Nesse clima de tecnologia e educação, nossa equipe passou uma tarde interessante na Campus Party 2016 e acompanhou a palestra de Regina Celia Gavassa e Gislaine Batista Munhoz, do Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação.
Elas apresentaram dois temas para o público da Campus: “Robótica, Linguagem de Programação” e “Gamificação como estratégia na melhoria da aprendizagem”. As propostas fazem parte da formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs). Segunda Regina Gavassa, há muitas escolas da rede que têm interesse em participar dos projetos de robótica. No último desafio de Robótica que aconteceu em novembro de 2015 na Bienal de Artes, 115 escolas participaram com seus projetos. Na Gameficação, o estudante aprende a investigar e olhar o mundo em outra perspectiva , é o que nos conta a professora Gislaine Munhoz . Para ela, a gamificação é uma estratégia para aproximar o estudante ao professor.
Conversamos com Fabio Moreira da Educity Labs. Ele falou sobre o seu projeto, semelhante ao Simcity, e que desenvolve o aprendizado e socialização por meio do jogo, onde o participante tem uma vida virtual e através desta tem que fazer tarefas diárias como estudar, trabalhar e outras atividades do cotidiano.
O Game e a Robótica podem oferecer oportunidade para o aprendizado através da ludicidade. Acompanhe a reportagem :
Saiba mais:
Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem
Educity Labs
Projeto Rádio BNE
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Formação das Mães Guardiãs da Alimentação Escolar tem parceria com a UMAPAZ e visita ao Planetário do Parque do Carmo
Secretaria Municipal de Educação
SME promove ciclo de formações sobre matemática com os formadores das Diretorias Regionais de Educação
Diretoria Regional de Educação Butantã
Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens
Diretoria Regional de Educação Penha
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Relacionadas

CEU Sapopemba – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 07/10/2015 6h21 - em CEU e COCEU

CEU São Rafael – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 07/10/2015 6h15 - em CEU e COCEU

O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil
Publicado em: 27/08/2015 11h11 - em Educação Infantil

Assembleia para eleição de novos conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar
Publicado em: 04/08/2015 11h44 - em Conselho de alimentação escolar CAE

Aula inaugural da UAB no CEU Parque Bristol
Publicado em: 18/06/2015 5h07 - em CEU e COCEU