Notícias
Rede Municipal de Ensino tem dois projetos selecionados pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2019
“Imprensa Jovem” e “Robótica com Sucata” foram escolhidos para programa de mentoria, que inclui visita ao MIT Media Lab
Publicado em: 25/02/2019 12h15 | Atualizado em: 30/11/2020Dois projetos realizados na Rede Municipal de Ensino foram selecionados pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil, iniciativa organizada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa com apoio da Fundação Lemann e do MIT Media Lab, para participar do programa de mentoria que inclui apoio financeiro e visitas ao laboratório da Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.
Os projetos “Imprensa Jovem – Agências de Notícias na Escola, desenvolvido por Carlos Lima, e “Robótica com Sucata, promovendo a Sustentabilidade”, realizado por Débora Garofalo, foram selecionados entre 326 propostas de todo o país. De acordo com a organização do Desafio, das 326 propostas recebidas, 51 passaram para a fase final, e apenas sete foram escolhidas para o programa de mentoria.
As iniciativas foram analisadas por 31 avaliadores, além da equipe do MIT Media Lab e da Fundação Lemann. A avaliação foi feita a partir de critérios como diversidade geográfica, relevância, alinhamento com a Aprendizagem Criativa, viabilidade, e inovação.
Os selecionados receberão apoio para implementar os projetos, se reunirão periodicamente e visitarão o MIT Media Lab nos Estados Unidos.
Os professores Carlos Lima e Débora Garofalo tiveram suas propostas selecionadas pela 4ª edicão do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil
Saiba mais sobre as propostas selecionadas:
Imprensa Jovem – Agências de Notícias na Escola (professor Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME-SP)
Criado em 2005, a Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido por mais de 200 escolas em São Paulo. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. No processo de elaboração, os alunos e/ou alunas repórteres criam pautas de interesse, realizam pesquisa, escrevem e produzem conteúdos em diferentes mídias. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, habilidades críticas e criativas. As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do aluno-repórter numa proposta de comunicação livre e democrática. Saiba mais.
Robótica com Sucata, promovendo a Sustentabilidade (professora Débora Garofalo)
O projeto Robótica com Sucata foi estruturado para transformar a dos estudantes da periferia de São Paulo e traz ao palco a construção de protótipos reciclados do lixo retirado das ruas, como forma de mediar a construção de conhecimento de conteúdos curriculares, e de robótica, trazendo a aprendizagem criativa para a sala de aula e atuando na transformação da vida de 2000 estudantes da rede pública, que participam ou já participaram do projeto. O trabalho é organizado para mobilizar uma prática pedagógica, que incentive a aprendizagem do aluno pela sua criatividade e o estimula a experimentação de ideias e exploração de pesquisas para propor soluções locais à comunidade. Uma dessas soluções que se destaca é a reciclagem feita pela coleta de lixos que dão origem a construção de protótipos. Saiba mais.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME promove ciclo de formações sobre matemática com os formadores das Diretorias Regionais de Educação
Diretoria Regional de Educação Butantã
Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Penha
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Secretaria Municipal de Educação
Seminários "Juntos pela Aprendizagem" iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Relacionadas

CEU Parque Bristol – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 08/10/2015 4h24 - em CEU e COCEU

Sessão CineMinha nos CEUs
Publicado em: 08/10/2015 4h07 - em CEU e COCEU

Protagonismo estudantil promove visita de Prefeito e Secretário à EMEF Vargem Grande
Publicado em: 08/10/2015 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

V Seminário Integração Escola Comunidade: ‘’A escola que temos e a escola que queremos, outra educação é possível?’’
Publicado em: 08/10/2015 2h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual
Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial