Notícias

Projeto “Vivenciando Robótica” na EMEF Pedro Geraldo Schunck

Estudantes do 1º ao 5º ano aprendem linguagens de programação

Publicado em: 30/10/2018 14h53 | Atualizado em: 30/11/2020

schunk_740x430.jpg

No projeto “Vivenciando Robótica”, desenvolvido desde o início do ano letivo de 2017 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Geraldo Schunck, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, por Anapaula Paroni Ambrosio, Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), estudantes do 1º ao 5º ano aprendem linguagens de programação.

A principal motivação de Anapaula para realizar esse projeto foi a de promover a prática da cultura maker (faça você mesmo) e o pensamento computacional para desenvolver o raciocínio lógico e o trabalho em grupo, incentivando o respeito e a interação entre todos os estudantes.

Participam das atividades os estudantes do 1º ao 5º ano. Cada ciclo vivencia o processo da robótica de maneira diferente. Aos mais jovens, são propostos desafios de jogos de percurso, que incluem a programação em bloco com base na representação de imagens, desenhos e pinturas. Em algumas aulas, são usados os kits de robótica para a montagem de protótipos de meios de transporte e brinquedos.

A partir do 4º ano, os estudantes participam de atividades que envolvem o pensamento computacional e o método passo a passo e trabalham linguagens de programação com os softwares Scratch e Arduino e com a prática no Kit Atto.

Já na extensão de jornada, as práticas são mais avançadas. Os estudantes aprendem a desenvolver projetos desde a idealização e planificação até a execução da construção de protótipos com sucata, seguida pela prática da programação no Arduíno.

A professora ressalta a importância de cada processo. “Durante o desenvolvimento dos protótipos acontecem imprevistos. O projeto pode ser modificado no meio do percurso. Com isso, eles aprendem a lidar com os erros e buscar novas soluções” observa Anapaula.

Veja a galeria de fotos 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299