Notícias

Projeto “Viva as Diferenças” na EMEF Plácido de Castro

Desenvolvimento do projeto consistiu em ensinar aos estudantes a respeito da cultura japonesa

Publicado em: 16/11/2017 17h39 | Atualizado em: 30/11/2020

Projeto_Viva_Diferencas_EMEF_Placido_Castro_740_x_430.jpg

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Plácido de Castro, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS), Fabia Yumi, professora de Ensino Fundamental I, realizou o projeto “Viva as Diferenças” com as turmas do 4º ano da EMEF. A professora abordou os principais pontos da imigração japonesa para o Brasil e as similaridades culturais, além de promover atividades práticas como o origami.

Segundo a professora, o objetivo é ensinar aos estudantes sobre a importância da etnia japonesa no Brasil. “Inserir a cultura japonesa oportuniza os estudantes a conhecerem os costumes que influenciaram a história do nosso país, desde que chegaram, em 1908”, explica. “A cultura japonesa é milenar, rica e cheia de vida, tradições e transformações”. O projeto foi iniciado em fevereiro deste ano.

As práticas realizadas com os estudantes foram identificar onde se localiza o Japão e o Brasil no Mapa Mundi; verificar, no globo terrestre, a distância entre os dois países e porque há diferença de fuso horário; identificar a língua que se fala no Japão e a sua capital, assim como no Brasil também; conhecer um pouco sobre os primeiros imigrantes e como foram parar no bairro da Liberdade; conhecer e identificar as contribuições dos japoneses nos costumes brasileiros; conhecer algumas artes como o origami, o kirigami, o shodô, o hanakomon, as danças folclóricas, músicas e algumas lendas, além de fazer e experimentar um prato típico da culinária japonesa.

O projeto ainda está em andamento e propõe aulas expositivas, práticas de como vestir um quimono e também sobre as atitudes dos estudantes no Japão. Semanalmente, uma equipe de limpeza, formada entre as crianças, organiza a sala no final da aula, tendo como referência as atitudes dos educandos japoneses.

O projeto acontece em todas as sextas-feiras e deve ser concluído no final de novembro.

Confira o álbum do projeto clicando aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212