Notícias

Projeto Moda na EMEF Professor Josué de Castro

Tema de 2017 foi o empoderamento do negro na sociedade

Publicado em: 29/11/2016 14h27 | Atualizado em: 30/11/2020

projeto_moda_740_x_430.jpg

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Josué de Castro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba, contam há 3 anos com o Projeto Moda. O objetivo do projeto, segundo a professora Juliana Oliveira, é romper com as ideias de consumismo estabelecidas pelo segmento do vestuário.

Além de melhorar a auto estima, o Projeto propicia vivências aos alunos do contraturno para que eles desconstruam o conceito de que o mercado da moda é somente ser modelo, dando a eles a oportunidade de trabalhar com customização, estamparia, fotografia, figurino, cenário, sonoplastia, e produção de moda.

A base para o tema deste ano foi o estudo do percurso dos ícones do rap nacional em suas diversas manifestações artísticas. Um ponto alto do projeto foi o Desfile Aya que aconteceu dia 26 de novembro. Aya é um simbolo africano que representa resistência.

Segundo a professora Juliana, o desfile mostra o empoderamento do negro na sociedade. “A apropriação da estética dos rappers proporcionou um amplo conhecimento das histórias de luta e resistência do povo negro periférico. As posturas dos alunos são remodeladas dentro e fora da passarela após o processo de estudo, o conceito de luta ultrapassa o palco.”

Quem quiser conhecer o trabalho da escola pode assistir à reapresentação do desfile que acontecerá próxima quinta-feira, 1º de dezembro, às 8 horas, no CEU Jaguaré – avenida Kenkiti Simonoto, 80.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com colunas coloridas e a sigla
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211