Notícias

Projeto Moda na EMEF Professor Josué de Castro

Tema de 2017 foi o empoderamento do negro na sociedade

Publicado em: 29/11/2016 14h27 | Atualizado em: 30/11/2020

projeto_moda_740_x_430.jpg

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Josué de Castro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba, contam há 3 anos com o Projeto Moda. O objetivo do projeto, segundo a professora Juliana Oliveira, é romper com as ideias de consumismo estabelecidas pelo segmento do vestuário.

Além de melhorar a auto estima, o Projeto propicia vivências aos alunos do contraturno para que eles desconstruam o conceito de que o mercado da moda é somente ser modelo, dando a eles a oportunidade de trabalhar com customização, estamparia, fotografia, figurino, cenário, sonoplastia, e produção de moda.

A base para o tema deste ano foi o estudo do percurso dos ícones do rap nacional em suas diversas manifestações artísticas. Um ponto alto do projeto foi o Desfile Aya que aconteceu dia 26 de novembro. Aya é um simbolo africano que representa resistência.

Segundo a professora Juliana, o desfile mostra o empoderamento do negro na sociedade. “A apropriação da estética dos rappers proporcionou um amplo conhecimento das histórias de luta e resistência do povo negro periférico. As posturas dos alunos são remodeladas dentro e fora da passarela após o processo de estudo, o conceito de luta ultrapassa o palco.”

Quem quiser conhecer o trabalho da escola pode assistir à reapresentação do desfile que acontecerá próxima quinta-feira, 1º de dezembro, às 8 horas, no CEU Jaguaré – avenida Kenkiti Simonoto, 80.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211