Notícias
Projeto “Leituraço!” completa 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo em 2024
Ação celebra a valorização das culturas africanas, afro-brasileiras, indígenas e migrantes nas escolas municipais de São Paulo
Publicado em: 04/12/2024 15h53 | Atualizado em: 04/12/2024
Este ano, o projeto “Leituraço!”, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, completa 10 anos. A iniciativa busca promover a valorização das culturas africanas, afro-brasileiras, indígena e migrantes, ao incentivar a seleção e organização de títulos para leituras coletivas nas unidades educacionais, que contemplem essas culturas e histórias, introduzindo uma perspectiva estética e política no ambiente escolar.
Desde sua criação, em 2014, o projeto tem proporcionado aos bebês, crianças, jovens, adultos e idosos e aos educadores a oportunidade de acessar livros e conteúdos que ampliam o repertório cultural, histórico e social, ajudando a construir uma visão positiva e diversa sobre essas populações, reforçando o respeito e a identidade de cada indivíduo.
O projeto funciona com a seleção de títulos que destacam a riqueza e diversidade das culturas africanas, afro-brasileiras, indígena e migrantes. Esses títulos são disponibilizados em listas ou cartazes, permitindo que os estudantes escolham as obras que serão lidas. Durante o mês em que o projeto é realizado, as leituras acontecem simultaneamente em diferentes espaços da unidade educacional, em pelo menos um dia da semana.
As atividades podem incluir a participação da comunidade escolar, que é convidada a colaborar nas mediações literárias com os estudantes. Além disso, os registros das leituras também podem ser compartilhados, fortalecendo o engajamento das unidades escolares no projeto.
Embora o Leituraço! seja um marco das ações do Novembro Negro, ele faz parte de um compromisso maior da Rede Municipal de Ensino com a educação antirracista e antixenofóbica. Essa ação deve estar presente no planejamento ao longo de todo o ano letivo.
O projeto também busca oferecer uma experiência de mediação literária que permita aos estudantes se apropriarem do acervo das Salas de Leitura e das reflexões propostas, ampliando sua consciência histórica e social.
Com iniciativas como essa, a Rede Municipal destaca-se na promoção de uma educação que acolhe, valoriza e respeita a diversidade cultural e étnica, construindo um espaço educacional que reflete e celebra a pluralidade da cidade, do Brasil e do mundo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Planetário do CEU Parelheiros celebra 1 ano com sessões especiais e observação noturna inédita
Diretoria Regional de Educação São Miguel
EMEI Jô Soares é inaugurada no Itaim Paulista e amplia atendimento na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Educação Especial na Rede Municipal garante aprendizagem e participação de todos os estudantes, além da oferta do AEE
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Projeto Bimba Ê Capoeira fortalece cultura e revela campeões no CEU Alvarenga
Secretaria Municipal de Educação
SME dialoga com representantes dos sindicatos sobre formação de servidores e qualidade das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
Com fila zerada, Cidade de SP tem 370 mil crianças em Centros de Educação Infantil
Relacionadas

SME reabre processo seletivo para professores de idiomas interessados em atuar nos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos – CELPs
Publicado em: 18/06/2024 4h34 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Seguem abertas as inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias
Publicado em: 18/06/2024 3h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da Rede Municipal de Educação usarão livro de educação ambiental do cantor e ativista social Carlinhos Brown
Publicado em: 17/06/2024 6h46 - em Educação Ambiental

Seminário Busca por Soluções Inovadores apresenta práticas das OSCs parcerias da Secretaria Municipal de Educação
Publicado em: 17/06/2024 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação promove II Festival Rainhas do Tabuleiro
Publicado em: 17/06/2024 11h20 - em Secretaria Municipal de Educação