Notícias

Projeto “Jornal Mural” no CEI Jardim Reimberg

Atividade incentiva as crianças a debaterem e opinarem sobre os principais acontecimentos da escola e do bairro no qual estudam

Publicado em: 04/11/2016 9h46 | Atualizado em: 30/11/2020
Jornal mural_740x430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Reimberg, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, promove entre as crianças o projeto “Jornal Mural”. A atividade tem o objetivo de incentivar nos alunos o hábito da pesquisa e escrita e ampliar o conhecimento das crianças sobre o que acontece na escola, no bairro e nos Centro Educacionais Unificados (CEUs) mais próximos.

Responsável por colocar em prática a iniciativa, a Professora Marcia Curti de Mello diz que a ideia surgiu após realizar um curso de Jornal Impresso promovido pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME). Segundo ela, as aulas despertaram nela a vontade de aprender mais sobre o assunto e ensinar para os alunos da unidade em que trabalha. Em 2015, portanto, começava no CEI o projeto “Jornal Mural”.

O projeto Jornal Mural divulga os principais acontecimentos do CEI e do bairro no qual ele está localizado, o Jardim Reimberg. Além disso, a publicação apresenta destaques da programação de CEUs próximos da unidade como, por exemplo, o Três Lagos e o Vila Rubi. A dinâmica da atividade é a seguinte: as professoras divulgam os acontecimentos em rodas de conversa na sala de aula; as crianças compartilham com as demais salas, discutem os temas com os colegas e opinam sobre qual seria mais interessante colocar em destaque no jornal.

Marcia diz que o projeto tem o objetivo de ampliar o conhecimento das crianças, além de incentivar e desenvolver nelas o hábito de pesquisar e escrever. “Há também a intenção de estreitar o relacionamento entre as turmas e das crianças com todos os funcionários que trabalham no CEI”, completa. Ainda segundo a professora, um dos acontecimentos mais marcantes foi a escolha do nome do jornal. “Envolveu toda a escola. A primeira opção era Aconteceu, mas as pessoas começaram a ler Acontecei, no sentido de “aconteceu no CEI”. Resultado: o nome mais votado foi Jornal Acontecei”, lembra.

Mais de um ano depois de começar a ser promovido pela escola, o projeto “Jornal Mural” conquistou as crianças, segundo a Professora. “Elas gostam muito e a cada mudança de matéria ficam super empolgadas”, completa. Para ela, o jornal já conquistou uma função importante na escola. “Estamos no caminho certo. Ainda temos muito a aprender e aprimorar, mas percebemos que os resultados têm sido positivos”, comemora.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade Descontruindo Estereótipos - 8/dez/2022 - 12h às 22h - Salão Nobre - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, 95, Centro.

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301