Notícias

Projeto Escritor@s no CIEJA Itaquera

Estudantes jovens e adultos lançam livro “Operári@s da Palavra”

Publicado em: 27/12/2017 14h03 | Atualizado em: 30/11/2020

Desde 2016, estudantes do Centro Integrado de Educação Jovens e Adultos (CIEJA) Itaquera são apresentados aos diversos gêneros literários e incentivados a transformarem as suas produções textuais em livros. Em 2017, os textos desenvolvidos pelos jovens e adultos resultaram em um livro de poesias chamado “Operári@s da Palavra”, lançado neste mês de dezembro.

O projeto de leitura e escrita dos estudantes tem sido desenvolvido pela equipe de professores de Linguagens e Códigos da unidade – André Cardozo, Jussara Quirino, Maria Cristina Monteiro, Rose Zambrini e Sirlene Barbosa. No ano passado, os estudantes trabalharam com memórias literárias. Neste ano, o gênero escolhido foi poema. O título selecionado para o livro, Operári@s da palavra, faz alusão à obra Operários, de Tarsila do Amaral. A capa foi feita a partir de uma fotografia da turma com a tela da pintora como fundo.

O projeto do livro está dentro de um grande projeto da escola chamado “Currículo em Cena”, que envolve outras áreas de conhecimento. Baseado na obra de Sebastião Salgado, também foi desenvolvido um projeto que propôs discussões sobre a situação atual do trabalhador brasileiro, tendo como base imagens de trabalhadores em seu cotidiano, feitas pelo fotógrafo. A partir dessas discussões, fotografias dos estudantes em situação de trabalho foram dispostas nas paredes de uma sala ambientada com objetos de várias profissões.

Os professores do CIEJA Itaquera também desenvolveram um projeto de sustentabilidade alimentar, onde os alunos apresentaram receitas com cascas de frutas e talos de vegetais. As experiências foram aliadas aos saberes científicos do currículo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427