Notícias

Projeto Educação Inclusiva é destaque no CEU Navegantes

Com o tema “Autismo: Para conviver é preciso conhecer”, primeira ação reuniu mães e educadores

Publicado em: 25/04/2018 18h16 | Atualizado em: 30/11/2020

educ_inclus_drecapela_740x430.jpg

Na última segunda-feira, 24 de abril, o Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes, junto com o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-IJ) Piração Capela do Socorro e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cantinho do Céu, realizou a 1° roda de conversa do projeto Educação Inclusiva. A iniciativa é aberta para as escolas da região e foi o primeiro encontro de uma série que busca abrir debate para temas como transtornos mentais e uso abusivo de drogas na juventude.

O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), atinge quase dois milhões de pessoas e pode afetar o desenvolvimento da linguagem e os processos de interação, comunicação e sociabilização do indivíduo. O tema foi debatido nesse encontro.  “A motivação do projeto é acreditar que a educação inclusiva empurra o sujeito para o desenvolvimento. Todos crescem, tanto o aluno com deficiência quanto o aluno sem deficiência, ambos formarão no futuro uma sociedade menos preconceituosa, acreditando no potencial humano e respeitando a singularidade de cada um”, observa Yamara Soares de Melo, gestora do CEU Navegantes.

Durante a roda de conversa, as mães trocaram experiências de vida e de superação de situações como o bullying. Os profissionais da educação frisaram a importância de estimular o aluno e de construir a autonomia da criança nas atividades acadêmicas, sempre pensando em melhorar a qualidade de vida dentro e fora da sala de aula.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra estudantes vestidos de preto com os rostos pintados com diferentes máscaras africana. Eles estão em um cenário com folhas secas ao chão e árvores pretas ao fundo. Há um menino com um instrumento de percussão.

Escola municipal apresenta peça de teatro sobre cultura africana

Publicado em: 29/11/2023 1h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Composição com duas imagens: a primeira, da esquerda para direita, mostra uma minhoca feita de cartolina e, ao fundo, um saco preto; a segunda imagem mostra um pessoa manuseando terra de uma composteira.

Projeto da EMEF Profª Thereza Maciel de Paula ganha o Prêmio Ciência para Todos

Publicado em: 29/11/2023 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Xadrez

2 mil estudantes da Rede Municipal disputam a final do 27º Campeonato de Xadrez

Publicado em: 28/11/2023 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Estante de livros.

Seminário reúne ações de impacto sociocultural na área de Literatura

Publicado em: 27/11/2023 4h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de familiar de criança recebendo Cestas Básicas
1 2 3 1.405